Vitamina K

A vitamina K está relacionada com os processos de coagulação sanguínea e com o metabolismo ósseo. Vegetais verde-escuros são ricos nessa vitamina.

A vitamina K apresenta um importante papel na coagulação sanguínea
A vitamina K apresenta um importante papel na coagulação sanguínea
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

A vitamina K foi descoberta por Henrik Dann durante um estudo com galinhas que se alimentavam de uma dieta livre de gorduras e apresentavam quadros hemorrágicos. Nesse estudo, realizado em 1929, ele observou que a falta de algum componente na dieta era responsável pelo problema. Em 1935, ele descobriu que a ingestão de um composto solúvel em gordura aliviava as hemorragias. Esse composto foi denominado de vitamina K e recebeu esse nome por causa da palavra Koagulation (coagulação).

A vitamina K é encontrada naturalmente nas formas de filoquinona e menaquinona. Essa última é a forma sintetizada por bactérias, e a filoquinona é a forma predominante encontrada nos vegetais.

  • Função da vitamina K

A vitamina K atua na formação de proteínas que estão relacionadas com o processo de coagulação. Além disso, está relacionada com o desenvolvimento do esqueleto e com a manutenção dos ossos.

  • Onde a vitamina K é encontrada?

Ela está presente em alimentos de origem vegetal e também de origem animal, mas é encontrada em maior quantidade em alimentos de origem vegetal com coloração verde-escura. Entre esses alimentos, podemos destacar o espinafre, brócolis, óleos e gorduras que são ricos em filoquinona, bem como carnes, ovos e queijo que apresentam menaquinonas.

  • Recomendação diária de vitamina K

Em adolescentes com idade entre 14 e 18 anos do sexo masculino e feminino, recomenda-se a ingestão diária de 75 µg vit. Kg/dia. Em mulheres adultas de 19 a 70 anos, a recomendação é de 90 µg vit. Kg/dia. Em homens da mesma idade, são recomendados 120 µg vit. Kg/dia.

  • Como a vitamina K é absorvida?

A vitamina K é absorvida no intestino delgado e transportada pelas vias linfáticas. Sua absorção depende da bile e do suco pancreático e é potencializada pela ingestão de gordura. Essa vitamina é catabolizada no fígado e é eliminada na bile.

  • Problemas causados pela deficiência de vitamina K

A deficiência de vitamina K é um quadro relativamente pouco frequente, mas pode ocorrer por causa do uso de certos tipos de medicamento, alterações na absorção intestinal e doses elevadas de vitamina A e E. A falta de vitamina K está relacionada com diversos problemas, destacando-se, principalmente, o risco aumentado de hemorragias. Também existem estudos que relacionam a falta de vitamina K ao desenvolvimento de osteoporose.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Soluções
Revise os seus conhecimentos sobre tipos de soluções.

..................................................

Olho humano
Conheça os nomes das estruturas que formam os olhos.

..................................................