Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B exercem as mais variadas funções no organismo e são importantes para o sistema imunológico, nervoso e cardiovascular.

A vitamina B é encontrada em diversos tipos de alimentos, como cereais e peixes
A vitamina B é encontrada em diversos tipos de alimentos, como cereais e peixes
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

As vitaminas são compostos orgânicos que atuam como catalisadores e são necessárias em pequenas quantidades para o funcionamento do corpo. Elas são classificadas em dois grandes grupos: as lipossolúveis e as hidrossolúveis. As lipossolúveis são solúveis em gordura e, nesse grupo, enquadram-se a vitamina A, D, E e K. As vitaminas solúveis em água, chamadas de hidrossolúveis, incluem a vitamina C e as vitaminas B.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B exercem importantes funções no organismo, pois contribuem para a decomposição dos carboidratos, gorduras e proteínas e para o funcionamento do sistema nervoso. São oito as vitaminas que compõem o chamado complexo B, a saber:

  1. Tiamina (B1): Atua principalmente no sistema circulatório e nervoso, sendo bastante importante no processo de transmissão do impulso nervoso. Pessoas com deficiência dessa vitamina podem apresentar perda de peso, fraqueza muscular, depressão, irritabilidade e confusão mental. A deficiência severa causa beribéri, uma doença em que há comprometimento dos nervos periféricos e podem ocorrer até mesmo paralisias.

  2. Riboflavina (B2): Atua na reparação da pele, na produção de adrenalina e previne a catarata.

  3. Niacina (B3): Reduz os níveis de triglicérides e colesterol e promove o funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico. A deficiência da niacina provoca pelagra, que causa dermatite, diarreia e demência.

  4. Ácido pantotênico (B5): Auxilia na produção de hemácias e na desintoxicação química. A deficiência dessa vitamina está associada a problemas metabólicos e energéticos.

  5. Piridoxina (B6): Reduz os riscos de surgimento de doenças cardíacas, atua como coenzima em cerca de 60 enzimas, degrada aminoácidos e contribui para a manutenção do sistema imune e nervoso central. Essa vitamina também alivia a enxaqueca e náuseas.

  6. Biotina (B7): Promove o crescimento celular, reduz o açúcar do sangue, ajuda na produção de ácidos graxos e previne dores musculares.

  7. Ácido fólico (B9): É importante para a saúde dos cabelos e da pele, multiplicação celular e manutenção do sistema imunológico, circulatório e nervoso. Apresenta relação com o combate contra o câncer de mama e de cólon. A deficiência desse ácido é comum em grávidas e alcoólatras.

  8. Cianocobalamina (B12): Atua nas hemácias, células nervosas, pele, equilíbrio hormonal, além de ser essencial nas reações de síntese de metionina e na isomerização da metilmalonil-CoA. Sua deficiência pode causar anemia megaloblástica e alterações neurológicas.

  • Onde são encontradas as vitaminas do complexo B?

As vitaminas do complexo B são encontrados nos mais variados produtos, tais como grãos de cereais integrais, arroz, nozes, levedo de cerveja, leite, ovos, carnes, fígado, peixe, frutas e hortaliças. A tiamina, por exemplo, é encontrada em cereais, pão, carne, arroz, levedura, milho e nozes. Já a niacina é encontrada em carne, leite, ovo, peixe, batatas e legumes. Por fim, a vitamina B12 é encontrada no fígado, carne, ovos e leite.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Soluções
Revise os seus conhecimentos sobre tipos de soluções.

..................................................

Olho humano
Conheça os nomes das estruturas que formam os olhos.

..................................................