07 de abril - Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde tem por finalidade conscientizar a população sobre importantes temas relacionados com a saúde.

Ter saúde envolve o bem-estar físico, mental e social
Ter saúde envolve o bem-estar físico, mental e social
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

O Dia Mundial da Saúde é comemorado anualmente no dia 07 de abril e tem por finalidade alertar a população sobre alguns dos problemas de saúde mais relevantes da atualidade. Essa data foi escolhida para coincidir com o dia da criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948.

Mas, afinal, o que é saúde?

Para muitos, saúde é a ausência de doenças. Isso quer dizer que, se você não apresenta nenhuma enfermidade, é um indivíduo saudável. A Organização Mundial da Saúde, no entanto, considera saúde um estado mais amplo, ou seja, saúde é:

um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”.

Percebe-se, portanto, que saúde é um conceito complexo, não bastando apenas não estar doente. Para estar saudável, é necessário ter qualidade de vida, isto é, condições apropriadas de alimentação, educação, habitação e acesso à saúde, além de estar bem consigo mesmo em todos os campos da vida. Como a saúde é um estado difícil de ser atingido, muitos autores consideram esse conceito irreal.

O que se pretende com o Dia Mundial da Saúde?

A cada ano um tema de grande relevância na área da saúde é abordado e discutido ao redor do mundo na comemoração do Dia Mundial da Saúde. As campanhas são criadas com o objetivo não só de informar a população, mas também orientar governantes e estimular a criação de políticas mais eficientes de saúde.

Diversos temas já foram trabalhados no Dia Mundial da Saúde. Veja alguns:

  • 2010: Urbanização e saúde

  • 2011: Resistência aos antimicrobianos

  • 2012: Envelhecimento saudável e saúde das pessoas idosas

  • 2013: Hipertensão

  • 2014: Doenças transmitidas por vetores

  • 2015: Segurança alimentar

O tema de 2016 do Dia Mundial da Saúde é Diabetes, uma doença que se caracteriza pelo aumento da glicose disponível no sangue. Essa doença é grave e vem aumentando rapidamente em todo o mundo. Somente no Brasil existem mais de 13 milhões de pessoas com esse problema, número que representa cerca de 6,9% da população.

A saúde é um direito de todos

A saúde é um direito de todos os cidadãos e é garantida pela Constituição Federal do Brasil de 1988. De acordo com o Art. 196 da Constituição, “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

Assim sendo, o Estado tem o dever de diminuir ao máximo os riscos à saúde de sua população. Para isso, devem ser feitas melhorias em diversas áreas, tais como educação, meio ambiente e na própria saúde, com investimentos em hospitais e medicamentos, por exemplo. A celebração do Dia Mundial da Saúde é uma forma de ajudar nas melhorias relacionadas com a saúde, uma vez que traz informação de qualidade para toda a população.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Linha do Equador
A linha do Equador recebeu este nome por causa do país?

..................................................

Perímetro
O cálculo do perímetro é mais fácil do que você imagina.

..................................................