08 de Março – Dia Internacional da Mulher

É celebrado, em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, data que acabou sendo símbolo das conquistas que as mulheres efetivaram no século XX.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março
O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março
PUBLICIDADE

Convencionou-se, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, nos países ocidentais, a se comemorar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março. Essa data faz referência a uma greve geral levada a cabo por dezenas de milhares de operárias russas do setor de tecelagem, em 1917, contra o regime de trabalho estipulado pelo Czar Nicolau II.

Era época de crise generalizada no Império Russo em razão de sua dispendiosa campanha na Primeira Guerra Mundial e da sequência de levantes revolucionários comunistas, haja vista que foi em outubro desse mesmo ano (1917) que a Revolução Bolchevique ocorreu. O próprio Trotski, um dos líderes bolcheviques, comandante do Exército Vermelho, teria dito que essa greve de 8 de março foi um anúncio do que ocorreria em outubro.

Essa data, aos poucos, passou a ser usada por movimentos feministas e organizações de operários como símbolo da luta das mulheres. Nos anos 1960, com a ambiência da contracultura e da revolução sexual, o 8 de março acabou sendo alargado como símbolo e agregou outras bandeiras do movimento feminista. Mas vale lembrar que antes mesmo de 1917, muitos episódios semelhantes de greves de mulheres operárias ocorreram na Europa e nos Estados Unidos, quase sempre orientados por ideologias de esquerda, como o comunismo e o anarquismo.

Duas lideranças femininas dos movimentos de greve que se tornaram notórias foram Clara Zatkin, vinculada ao Partido Comunista Alemão, e Emma Goldman, anarquista nascida na Lituânia, atuante em países como França, Inglaterra e Canadá. Clara Zetkin chegou a sugerir, no II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, realizado em Copenhague, em 1910, a criação de um dia internacional em homenagem à mulher. Entretanto, a data não foi definida.

No ano seguinte, ocorreu uma tragédia na cidade de Nova York: 146 pessoas (125 mulheres e 21 homens) morreram carbonizadas, em 25 de março, na fábrica Triangle Shirtwaist Company. As causas do incêndio foram as péssimas instalações elétricas da referida fábrica combinadas com suas repartições de madeira seca. Um fator agravante, além dos citados, foi o fato de, para evitar as constantes greves que ocorriam no período, os dirigentes da Triangle terem trancado os galpões com correntes e cadeado.

Como o número de mulheres mortas foi muito elevado, o incêndio de 1911 logo se tornou o primeiro símbolo de algo semelhante ao “dia da mulher”, de modo que o dia 25 de março chegou a ser sugerido nos Estados Unidos para representar esse dia. Entretanto, foi o dia 8 que se tornou mais popular, em grande parte em decorrência da propaganda comunista internacional durante o período da Guerra Fria.


Por Cláudio Fernandes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Terremotos: Brasil
Pode ocorrer terremotos no Brasil? Resolva essa dúvida!

..................................................

Radioterapia
A utilidade da radioterapia no tratamento de doenças. Saiba!

..................................................