14 de Novembro – Dia do Bandeirante

O Dia do Bandeirante é comemorado em 14 de novembro porque nesse dia foi criada a cidade de Santana de Paranaíba, em São Paulo, o berço das Bandeiras.

Acima, imagem do bandeirante Fernão Dias Paes morto
Acima, imagem do bandeirante Fernão Dias Paes morto
Por Cláudio Fernandes
PUBLICIDADE

Quando estudamos a história do Brasil, em especial o período colonial, e, mais especificamente ainda, a história da região Sudeste, sempre nos deparamos com a figura do bandeirante. Os bandeirantes destacaram-se nos séculos XVII e XVIII em atividades múltiplas relacionadas com o sertanismo, isto é, a prática de adentrar, desbravar e explorar o que havia de desconhecido no sertão da colônia. As motivações principais dessa prática eram a busca por metais e pedras preciosas e o apresamento de índios, que, durante um tempo, foram utilizados como escravos pelos colonos. Há, no Brasil, um dia especificamente dedicado à memória dos bandeirantes, o dia 14 de novembro.

Os bandeirantes, grosso modo, são figuras históricas que geram bastante controvérsia entre historiadores. Os motivos dessas controvérsias giram em torno de ações como a citada acima, de apresamento de índios, bem como outros procedimentos, como a destruição de quilombos (como foi o caso do quilombo de Palmares, em Pernambuco, arrasado pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho). A despeito da depreciação ou do enaltecimento da figura do bandeirante, o fato é que o seu protagonismo no desbravamento do sertão brasileiro é incontestável.

Mas por que o dia dos bandeirantes é comemorado em 14 de novembro? Essa data está relacionada com a fundação de um vilarejo no interior de São Paulo. Esse vilarejo chama-se Santana de Paranaíba e foi um dos primeiros centros de encontro das caravanas de bandeirantes, que saíam da cidade de São Vicente e da embrionária cidade de São Paulo, no início do século XVII, rumo ao sertão. Santana de Paranaíba foi erguida às margens do rio Tietê, em 1580, na época do governo-geral de Mem de Sá, e leva esse nome por ter como padroeira Santa Ana, para quem foi erguida uma capela em homenagem.

Aos poucos, o vilarejo foi crescendo e tornando-se mais populoso, sobretudo por causa da movimentação dos bandeirantes. Em 14 de novembro de 1625, ela foi elevada à condição de Vila. Esse dia é encarado como a origem oficial da cidade, por isso, seu aniversário é também comemorado em 14 de novembro. Como os bandeirantes estão diretamente associados à história dessa cidade, por tabela, o dia 14 de novembro também passou a ser dedicado a eles.


Por Cláudio Fernandes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Neutrinos
Você sabia que essa partícula é muito abundante no universo?

..................................................

Much or many?
Aprenda a usar corretamente essas palavras em inglês.

..................................................