20 de novembro — Dia da Consciência Negra

Celebrado na data da morte de Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra foi uma vitória do movimento negro após anos de luta.

Busto de Zumbi dos Palmares, principal líder do Quilombo dos Palmares.*
Busto de Zumbi dos Palmares, principal líder do Quilombo dos Palmares.*
Por Tales Pinto
PUBLICIDADE

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado no Brasil em 20 de Novembro. Instituído pela Lei Federal nº 12.519/2011, esse dia foi escolhido em decorrência da morte de Zumbi dos Palmares, que ocorreu em 20 de novembro de 1695. O Dia Nacional da Consciência Negra não é um feriado nacional, mas em mais de mil municípios a data é um feriado.

Mas por que criar uma data para a consciência negra, existindo já a comemoração do 13 de maio, dia da abolição da escravatura?

O motivo, segundo o movimento negro, é que o 13 de maio representa uma ação da elite branca escravocrata brasileira, simbolizada pela princesa Isabel, que através da Lei Áurea concedeu um favor aos negros, que teriam assistido passivos ao fim da escravidão.

E não é isso que é apontado pela luta dos escravos ao longo da escravidão no Brasil. Vários foram os momentos de luta, seja a luta cotidiana ou o enfrentamento aberto dos africanos aos senhores, sendo que o mais conhecido, e também de maior vulto, foi o Quilombo dos Palmares. O quilombo existiu e resistiu na Serra da Barriga, no atual estado de Alagoas, a várias expedições militares patrocinadas pelas autoridades portuguesas e pelos senhores de escravos. Porém, a última expedição, que foi comandada pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, exterminou o Quilombo dos Palmares em 1694, matando Zumbi no ano seguinte.

Esse fato transformou Zumbi no principal símbolo da resistência negra no Brasil, daí escolherem a data de seu assassinato como o Dia Nacional da Consciência Negra.

Há ainda um motivo contemporâneo. Existe a necessidade de se combater o racismo que ainda pesa sobre a população de origem africana no Brasil. Mesmo depois de muita luta, rebeliões, ocupações de terra e fugas em massa nos últimos anos da escravidão, o negro não foi incorporado à sociedade brasileira. Não houve uma política estatal de educação e inserção no mercado de trabalho, nem também uma valorização cultural. O que houve foi a opressão por parte das forças policiais em muitos momentos em que os negros buscaram melhores condições de vida e trabalho.

Nesse sentido, o Dia Nacional da Consciência Negra é também uma forma de criar um processo constante de valorização da cultura afrodescendente, realçando a importante contribuição dos negros para a formação da sociedade brasileira, em diversas dimensões: religiosa, social, política, intelectual e cultural.

Durante o mês de novembro vários eventos são realizados para comemorar essa data e relembrar que a luta pela melhoria de vida de toda a população trabalhadora em geral, e dos negros em particular, é constante.

* Crédito da Imagem: Agência Brasil


Por Tales Pinto
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Neutrinos
Você sabia que essa partícula é muito abundante no universo?

..................................................

Much or many?
Aprenda a usar corretamente essas palavras em inglês.

..................................................