21 de setembro – Dia da árvore

O Dia da árvore é comemorado em 21 de setembro, no Brasil, e serve como meio de chamar a atenção da população a respeito desse recurso.

As árvores fornecem sombra, alimento, matéria-prima, além de ter papel primordial no meio ambiente
As árvores fornecem sombra, alimento, matéria-prima, além de ter papel primordial no meio ambiente
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore, uma celebração à importância desse recurso natural. Essa data, que é comemorada apenas no Brasil, foi escolhida em razão da proximidade com a primavera, que, no Hemisfério Sul, inicia-se no dia 23 de setembro.

As árvores, que são plantas lenhosas de grande porte, são essenciais para o nosso meio ambiente e também para o nosso desenvolvimento econômico. No que diz respeito ao meio ambiente, a árvore relaciona-se com diversas funções, tais como:

Aumento da umidade relativa do ar por meio do mecanismo de evapotranspiração;

Diminuição de erosões, uma vez que as raízes dessas plantas funcionam como uma verdadeira rede que agrega o solo;

Fornecimento de oxigênio pelo processo de fotossíntese;

Redução da temperatura;

Abrigo para diversas espécies de animais;

Fornecimento de alimento para diversos organismos.

Em relação às aplicações econômicas, as árvores são usadas como matéria-prima para a fabricação de móveis, casas e esculturas, por exemplo. Além disso, possuem celulose, que é extraída de pinheiros e eucaliptos para a confecção do papel, e compostos importantes que podem ser usados para a fabricação de medicamentos e cosméticos. Não podemos esquecer, é claro, os frutos que são comercializados e os produtos deles derivados.

Apesar de sua grande importância, frequentemente as árvores são arrancadas de grandes áreas para a construção de obras e para o desenvolvimento da agricultura e pecuária. A degradação dessas áreas pode desencadear problemas como assoreamento de rios, diminuição da umidade relativa do ar, desertificação, diminuição da biodiversidade e até mesmo redução do regime de chuvas, a depender do tamanho da área afetada.

No ambiente urbano, a retirada de árvores também afeta diretamente a população. Apesar de muitas pessoas afirmarem que as árvores estragam a rede elétrica, calçadas, muros e outras estruturas, elas garantem uma melhor qualidade de vida. Uma cidade arborizada apresenta menos calor, menos ruídos, ar mais puro e com maior umidade, menos partículas em suspensão, menos enchentes – já que elas diminuem o escoamento superficial da água –, além, é claro, de deixarem a cidade com um aspecto mais agradável.

Percebe-se, portanto, que as árvores são extremamente importantes para a sobrevivência e qualidade de vida de várias espécies. Assim sendo, torna-se fundamental a preservação das espécies arbóreas, assim como de todo o ambiente.

No dia 21 de setembro, não se lembre apenas de plantar uma árvore, lembre-se também de lutar pela sobrevivência de tantas outras.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Imponderabilidade
Saiba o que é a sensação de imponderabilidade.

..................................................

Hepatite C
Fique atento(a) aos principais sintomas dessa doença viral.

..................................................