22 de março - Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e tem por objetivo promover conscientização a respeito desse recurso essencial para a vida no planeta.

No dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água
No dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água
PUBLICIDADE

A água, sem dúvidas, é um dos bens mais valiosos do nosso planeta, pois é fundamental para a sobrevivência de todos os organismos vivos. Essa substância é essencial, por exemplo, para a realização de reações químicas, faz parte da constituição do corpo dos seres vivos e transporta e elimina substâncias presentes no organismo.

Apesar de nosso planeta ser rico em água, apresentando cerca de 70% de sua superfície coberta por essa substância, muito pouco está disponível para uso pelos seres humanos e outras formas de vida. O pouco que nos resta está sendo usado de forma desordenada e/ou sendo poluída e contaminada pelas atividades humanas, sendo necessárias ações cada vez mais eficazes em relação a essa realidade.

Diante do quadro triste que vivemos, em 1992, foi sugerido, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92), a criação de uma data para lembrar a importância da água e a necessidade de preservação dos recursos hídricos. A data escolhida para comemorar o Dia Mundial da Água foi 22 de março e passou a ser comemorada a partir de 1993.

Comemorações do Dia Mundial da Água

A cada ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolhe um tema relevante para ser debatido ao redor do mundo, discussão essa que ocorre com várias ações voltadas para a conscientização a respeito da água.

Entre alguns dos temas já escolhidos para a comemoração do Dia Mundial da Água, podemos citar Lidando com a Escassez da Água (2007), Saneamento (2008), Água Limpa para um Mundo Saudável (2010), Água e Segurança Alimentar (2012) e Água e Energia (2014). Em 2016, o tema é Água e Empregos: Investir em Água é Investir em Empregos. O objetivo da discussão é mostrar que a crise da água afeta diretamente a economia, causando diminuição dos lucros e dos investimentos em vários setores.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Em 1992, no dia 22 de março, a ONU divulgou um documento denominado de “Declaração Universal dos Direitos da Água”. O objetivo do documento é“ atingir todos os indivíduos, todos os povos e todas as nações, para que todos os homens, tendo esta Declaração constantemente no espírito, se esforcem, através da educação e do ensino, em desenvolver o respeito aos direitos e obrigações anunciados e assomam, com medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicação efetiva.”

Nesse documento, importantes pontos são tratados e devem ser usados como base para qualquer ação que envolva os recursos hídricos. Observe abaixo alguns dos principais pontos dos artigos dessa declaração:

  • Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.

  • Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano.

  • Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.

  • Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.

  • Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.

  • Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

  • Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.

  • Art. 8º - A utilização da água implica respeito à lei.

  • Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

  • Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Curiosidade: O Dia Nacional da Água no Brasil é comemorado também no dia 22 de março. Essa data foi instituída em 2003.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Desnutrição
Fique por dentro das causas e sintomas desse problema.

..................................................

Monômios
Aprenda a resolver operações básicas com essas expressões.

..................................................