26 de Outubro – Criação da Cruz Vermelha

A criação da Cruz Vermelha ocorreu em 1863 e teve como principal articulador o suíço Jean Henri Dunant.

A Cruz Vermelha atua desde o ano de 1863
A Cruz Vermelha atua desde o ano de 1863
Por Cláudio Fernandes
PUBLICIDADE

O que hoje conhecemos como o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que presta serviços humanitários de toda sorte (mas, principalmente, serviços de cunho médico) e por todo o globo, foi elaborado entre os dias 26 e 29 de outubro de 1863, na Suíça. Por esse motivo, em todo o dia 26 de outubro é comemorado o Dia da Cruz Vermelha.

A criação da Cruz Vermelha remete à ambiência das batalhas sangrentas da Europa do século XIX. Essas batalhas eram motivadas pelos processos políticos de unificação nacionalista, como aqueles realizados nos territórios alemão e italiano entre 1850 e 1870. Após uma das batalhas da guerra pela Independência da Itália, realizada na região da Lombardia, em 1859, e conhecida como Batalha de Solferino, por ter sido travada na cidade de mesmo nome, uma leva de feridos (quase 20 mil) fugiu para as vilas mais próximas em busca de apoio. Em uma dessas vilas, encontrava-se o suíço Jean Henri Dunant.

Dunant ficou impressionado com a capacidade de aniquilação do corpo humano provocada pelas guerras modernas. Ainda naquele dia, na vila italiana, o filantropo suíço procurou improvisar um centro de cuidados para os feridos de Solferino, mobilizando os moradores. O centro foi montado na capela da região, que serviu como hospital.

Dessa experiência, Dunant retirou material para escrever um livro que foi publicado em 1862. O livro teve larga recepção na Europa e passou a ser referência para muitos outros filantropos ou pessoas interessadas em fornecer ajuda a feridos de guerra ou vítimas de situações parecidas. Uma dessas pessoas era o advogado Gustav Moynier, que entrou em contato com Dunant em 1863.

Os dois homens juntaram-se com mais um grupo de pessoas que tinham interesses semelhantes e, entre os dias 26 e 29 de outubro de 1863, traçaram os planos para a criação de uma organização internacional de ajuda aos feridos de guerra. Essa entidade recebeu, inicialmente, o nome de Comitê Internacional de Ajuda de Feridos. Como o símbolo do comitê era a bandeira da Suíça em cores invertidas, isto é, em vez de uma cruz branca em fundo vermelho, uma cruz vermelha em fundo branco, o nome do comitê, com o tempo, foi alterado para Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Desde as guerras pela Unificação Alemã, começadas em 1866, que a Cruz Vermelha vem atuando no atendimento das vítimas de guerras. No período das guerras mundiais, sua atuação tornou-se notória, ainda que seus membros se vissem impotentes diante de tanta carnificina. O fato é que se convencionou, desde então, a se comemorar o dia da Cruz Vermelha em 26 de outubro.


Por Cláudio Fernandes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Genocídio
O genocídio é considerado crime contra a humanidade?

..................................................

Ilusão de ótica
Descubra se há relação entre a ilusão de ótica e a matemática.

..................................................