27 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer

O Dia Nacional de Combate ao Câncer é comemorado em 27 de novembro e visa à conscientização da população a respeito dessa importante doença.

O câncer, se diagnosticado precocemente, pode ser tratado na maioria dos casos
O câncer, se diagnosticado precocemente, pode ser tratado na maioria dos casos
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

O câncer é uma doença grave que mata uma grande quantidade de pessoas anualmente, não escolhendo idade, sexo ou cor. Essa doença caracteriza-se pelo crescimento desordenado e incontrolável de células, que acabam invadindo tecidos e órgãos, causando danos muitas vezes irreversíveis. Dados indicam que a doença é a segunda principal causa de mortes no mundo, perdendo apenas para os problemas cardiovasculares.

Infelizmente, a grande maioria das mortes por câncer ocorre em virtude do diagnóstico tardio da doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 30% das mortes em decorrência dessa enfermidade poderiam ser evitadas com medidas simples de prevenção e adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Entretanto, vale destacar que os tumores apresentam causa multifatorial na maioria das vezes.

Diante do quadro alarmante, em 1988, foi criado pelo Ministério da Saúde O Dia Nacional De Combate ao Câncer. Essa data é comemorada em 27 de novembro e tem por finalidade levar o conhecimento sobre a doença para toda a sociedade a fim de diminuir o surgimento de novos casos e aumentar os índices de diagnóstico precoce.

Uma das principais formas de prevenir-se do câncer é evitando hábitos de vida pouco saudáveis, procurando sempre se alimentar corretamente e abster-se vícios, tais como o cigarro e o álcool. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), somente o tabagismo foi responsável em 2011 por 63.753 casos de câncer diagnosticados.

A fim de estimular a prevenção e orientar a população, o Inca desenvolveu um folheto com dez dicas. Acompanhe:

Dicas de prevenção contra o Câncer

Não fume;

Tenha uma alimentação saudável, lembrando-se sempre de evitar alimentos gordurosos, salgados, embutidos e enlatados. Insira, sempre que possível, vegetais em sua dieta;

Realize pelo menos 30 minutos diários de atividade física;

Controle seu peso;

Faça exames ginecológicos preventivos;

Realize o exame clínico das mamas. Após os 50 anos, complemente o exame clínico com a mamografia. Em mulheres com fatores de risco, a mamografia pode ser feita a partir dos 35 anos;

Evite a ingestão de bebidas alcoólicas;

Após os 50 anos, homens e mulheres devem realizar o exame de sangue oculto nas fezes para identificar possíveis problemas no intestino;

Não se exponha ao sol sem proteção no período entre 10hrs e 16hrs;

Escove os dentes e a língua diariamente.

Acesse os textos a seguir e conheça melhor alguns dos principais tipos de câncer que acometem a população brasileira.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Linha do Equador
A linha do Equador recebeu este nome por causa do país?

..................................................

Perímetro
O cálculo do perímetro é mais fácil do que você imagina.

..................................................