26 de junho - Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura

No Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura, a ONU pretende prestar solidariedade e combater essa prática degradante
No Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura, a ONU pretende prestar solidariedade e combater essa prática degradante
Por Tales Pinto
PUBLICIDADE

Em 26 de junho é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura. A data foi uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para prestar solidariedade e ajuda às pessoas vítimas de tais ações, além de também realizar o combate à utilização da tortura, principalmente por parte das forças militares e policiais dos Estados.

Apesar das constantes campanhas para erradicar a tortura em todo o mundo, a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navy Pillay, alertou em comunicado feito em 2012 que a prática de tortura ainda está longe de ser erradicada. Segundo Pillay, “todos os dias, os diversos órgãos da ONU que têm a ver com a tortura, incluindo o meu Escritório, continuam a receber relatos angustiantes de torturas em detenção, seja para forçar depoimentos ou para intimidar aqueles críticos dos poderes”.

A data foi instituída em 1997 e ocorre no mesmo dia em que foi instituída a Convenção contra a Tortura. Esse documento foi assinado pelos países-membros da ONU em 1987, mas ainda não conseguiu fazer com que suas pretensões sejam realizadas. De acordo com Ban Ki-moon, Secretário-Geral da ONU, “em alguns casos, isso faz parte de uma política de Estado deliberada para incutir o medo e intimidar a população”.

Exemplos de casos de tortura são encontrados facilmente na História, com destaque para os regimes nazifascistas, como Itália, Alemanha, Portugal e Espanha, as ditaduras militares da América Latina e também o regime soviético. Atualmente, a principal crítica que se tem feito contra a tortura incide sobre a forma de obtenção de confissões realizadas pelas Forças Armadas dos EUA, na Base de Guantánamo. Sob a capa de Guerra ao Terror, diversas arbitrariedades são cometidas nesse local, inclusive com a violação de convenções internacionais de guerra, como a Convenção de Genebra.

No caso brasileiro, o combate à utilização da tortura ocorre principalmente sobre as forças policiais, pretendendo acabar com a prática nos presídios, delegacias e batalhões pelo país afora. O objetivo do Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura é, principalmente, reafirmar o direito de todos, homens e mulheres, de viverem em liberdade e sem medo da tortura.


Por Tales Pinto
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................