Novembro Azul

O Novembro Azul é um movimento que tem como objetivo principal orientar a população a respeito do câncer de próstata.

No mês de novembro, diversas ações são realizadas a fim de conscientizar a população a respeito do câncer de próstata
No mês de novembro, diversas ações são realizadas a fim de conscientizar a população a respeito do câncer de próstata
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

O mês de novembro é marcado pelo movimento conhecido como Novembro Azul, que orienta a população a respeito do câncer de próstata. O mês foi escolhido para marcar a luta por essa causa, pois é o mesmo em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Comemorado inicialmente na Austrália em 2003, o movimento ganhou força mundial e hoje é conhecido internacionalmente. Esse importante movimento objetiva conscientizar, ajudar na prevenção e informar, principalmente homens, sobre a importância do diagnóstico precoce.

O câncer de próstata é, depois do câncer de pele, a neoplasia maligna com maior incidência no público masculino brasileiro. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), estima-se que, em 2014, tenham surgido mais 68.800 novos casos da doença, o que corresponde a pouco mais de 70 casos para cada 100 mil homens.

O câncer de próstata é identificado normalmente em pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. Por isso, recomenda-se avaliação anual após os 50 anos de idade. Além desse fator, observa-se uma maior ocorrência em homens negros, em obesos e em pessoas que apresentam história familiar da doença.

Os sintomas do câncer de próstata não são específicos e, muitas vezes, são confundidos com problemas normais inerentes à idade. Dentre os principais sintomas, destacam-se a dificuldade de urinar e a vontade de urinar várias vezes.

O diagnóstico desse tipo de câncer é feito através de exame de toque retal e de sangue, chamado de PSA (Antígeno Prostático Específico), além de biópsia, caso haja alteração na próstata. Esses exames, como dito anteriormente, devem ser feitos por pacientes que apresentam idade superior a 50 anos. Em casos de grupo de risco, tais como aqueles pacientes que apresentam história familiar, recomenda-se que o urologista seja procurado para esse fim a partir dos 45 anos.

Apesar de o exame retal ser rodeado de preconceito, ele é indispensável para o diagnóstico. Através desse exame, é possível perceber o volume da próstata e alterações em sua estrutura. O exame é rápido e causa relativamente pouco incômodo ao paciente.

Como formas de prevenção do câncer de próstata, destacam-se boa alimentação, realização de atividades físicas e o controle do peso. No que diz respeito à alimentação, é importante não ingerir carne em excesso, embutidos e gordura. Inserir verduras, legumes e cerais na dieta também pode ajudar a prevenir esse tipo de câncer, além de diversas outras doenças.

Apesar de apresentar alto índice de cura, o câncer de próstata está relacionado com um grande número de mortes todos os anos. Sendo assim, é fundamental que todos os homens livrem-se do preconceito e realizem os exames preventivos. Somente um diagnóstico precoce é capaz de garantir um tratamento eficiente.

Cuide-se!


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Genocídio
O genocídio é considerado crime contra a humanidade?

..................................................

Ilusão de ótica
Descubra se há relação entre a ilusão de ótica e a matemática.

..................................................