Outubro Rosa

O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos e ganhou força em todo o mundo como uma forma de alertar a população sobre os riscos do câncer de mama.

O laço rosa, utilizado pela primeira vez em 1990, é hoje um grande símbolo da luta contra o câncer
O laço rosa, utilizado pela primeira vez em 1990, é hoje um grande símbolo da luta contra o câncer
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres e o segundo tipo mais frequente de câncer em todo o mundo. Só no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que surgirão, em 2014, 57.120 novos casos da doença. Diante disso, medidas que visem à informação da população a respeito dessa enfermidade são essenciais para a redução do número de mortes.

O Outubro Rosa é um movimento que possui como objetivo a conscientização a respeito do câncer de mama e da importância da realização de exames que identifiquem a doença precocemente. Esse movimento surgiu nos Estados Unidos após a aprovação do Congresso Americano de que Outubro fosse considerado o mês nacional de prevenção ao câncer de mama.

O Brasil também participa do Outubro Rosa através da iluminação diferenciada de seus monumentos famosos *
O Brasil também participa do Outubro Rosa através da iluminação diferenciada de seus monumentos famosos *

O símbolo usado pelo movimento do Outubro Rosa é um laço rosa, que foi distribuído pela primeira vez em uma corrida pela cura do câncer realizada em Nova York em 1990. Ele foi criado pela Fundação Susan G. Komen e hoje é conhecido mundialmente.

Além do laço rosa, outra iniciativa que simboliza a luta contra essa doença que mata tantas mulheres é a iluminação de monumentos e outras obras públicas com uma luz rosa. Essa atitude mostra que todos estão apoiando a causa, além de frisar para a população que essa doença merece cuidados especiais.

O Brasil iniciou sua participação no movimento em 2002, quando iluminou seu primeiro monumento com a cor rosa. A obra escolhida foi o Obelisco do Ibirapuera, também chamado de Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo. Apesar dessa iniciativa, o movimento só ganhou força no país em 2008, quando várias outras cidades apoiaram a causa e iluminaram diversos pontos turísticos.

Como o câncer de mama pode ser prevenido?

Para evitar o câncer de mama, é importante sempre cuidar da saúde, tendo uma dieta equilibrada e praticando exercícios físicos. É importante também evitar o uso de bebidas alcoólicas e do cigarro.

O diagnóstico precoce também é importante para evitar as complicações dessa doença. Até pouco tempo, estimulava-se o autoexame das mamas, entretanto, muitas mulheres não procuravam o médico por acharem que não estavam doentes. O problema é que, algumas vezes, o tumor não é palpável, o que pode retardar o início do tratamento.

Vale destacar, no entanto, que o autoexame das mamas deve ser realizado para que a mulher conheça melhor seu corpo. No entanto, ele não deve substituir uma consulta médica e exames de imagem.

O exame mais adequado para o diagnóstico de câncer de mama é a mamografia, que mostra as lesões iniciais dessa enfermidade. Normalmente se recomenda a realização do exame a partir dos 40 anos, mas alguns médicos recomendam-no após os 50 anos.

As chances de cura do câncer de mama são significativas em pessoas que obtêm o diagnóstico precoce, chegando a índices superiores a 90%. Sendo assim, é necessário sempre procurar o médico a fim de avaliar a saúde do corpo, principalmente se existem casos de doentes na família.

* Crédito da Imagem: Wideweb e Shutterstock 


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Linha do Equador
A linha do Equador recebeu este nome por causa do país?

..................................................

Perímetro
O cálculo do perímetro é mais fácil do que você imagina.

..................................................