Música

A música é um elemento essencial na vida do homem.
A música é um elemento essencial na vida do homem.
PUBLICIDADE

Música nada mais é do que a sucessão de sons e silêncio em um período de tempo. A música é, sem dúvida, um dos elementos mais importantes das artes, visto que sua origem nos leva aos tempos mais remotos: sabe-se que as primeiras civilizações já usavam a música em suas festas, cultos religiosos, entre outros fins. Atualmente, a manifestação artística possui uma importância extrema na vida do homem. Para comprovarmos isso, basta olharmos ao nosso redor, com certeza acharemos algum exemplo da presença da música em nossas vidas: toques de celulares, sons do computador, propagandas de TV, etc.

A música é formada por três elementos: melodia, ritmo e harmonia. A melodia é a organização de uma seqüência dos sons, ou seja, é a forma com que os sons são emitidos. Cada música possui uma melodia diferente.

Ritmo nada mais é que a duração de um som. Harmonia é o agrupamento agradável dos sons, é a forma ideal de combinação de todos os elementos da música. Quando falamos que uma canção é harmônica, queremos dizer que todos seus elementos estão corretos, ou seja, ela está sendo cantada ou tocada de uma forma agradável aos nossos ouvidos.

Os sons que são usados na música se chamam notas musicais. Ao total, existem 7 notas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. As notas musicais variam conforme sua altura, podendo ser mais graves (freqüência menor, voz grossa) ou mais agudas (freqüência maior, voz fina). As notas podem ser colocadas em várias escalas, portanto nem sempre um Dó é a nota mais grave, uma vez que podem existir várias outras escalas antes dele com notas bem mais graves.


Por Tiago Dantas
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Desnutrição
Fique por dentro das causas e sintomas desse problema.

..................................................

Monômios
Aprenda a resolver operações básicas com essas expressões.

..................................................