Boliche

O objetivo é conseguir um strike
O objetivo é conseguir um strike
PUBLICIDADE

Boliche é um esporte que tem como objetivo central derrubar uma série de pinos colocados no final de uma pista através de uma bola, bem mais pesada que as bolas utilizadas em outros esportes. Existem indícios da prática de um esporte semelhante ao boliche no Antigo Egito há milhares de anos. Talvez o esporte seja tão antigo quanto a roda.

Em uma partida de boliche, são colocados 10 pinos numa formação triangular no fim da pista. O jogador tem como objetivo derrubar o maior número de pinos possíveis utilizando apenas duas jogadas (frames). Cada jogo é composto por 10 frames. Quando um jogador derruba todos os pinos ocorre um strike.

As pistas de boliche são feitas de madeira ou sintética, possuindo 62 pés (ou 18,20m) de comprimento por 1,07m de largura. As bolas de boliche são bastante pesadas se comparadas com a maioria dos tipos de bolas, pesam entre 2,72kg e 7,25kg. Essas geralmente são feitas de borracha dura, poliuretano ou poliéster. Os pinos possuem aproximadamente 50 cm de altura, 20 cm de diâmetro na metade de sua altura e 7 cm na sua base.

A partida é realizada por dois jogadores em duas pistas, uma ao lado da outra, a cada frame os jogadores trocam de pista. Os atletas também devem calçar sapatos especiais, feitos com sola de couro liso ou sola especial para não danificar a pista. A pontuação vai de zero a 300 pontos, dependendo do total de pinos derrubados. O atleta faz a pontuação máxima se conseguir 12 strikes consecutivos nos dez frames de uma partida.


Por Alunos Online
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Anuros
E aí, já ouviu falar sobre esses animais? Nosso portal explica!

..................................................

Dica de Matemática
Descubra as propriedades da desigualdade nas inequações.

..................................................