Boxe

Luta de Boxe
Luta de Boxe
PUBLICIDADE

Boxe é uma arte marcial que se utiliza apenas dos punhos, tanto para defesa como para o ataque. A palavra origina do inglês to box, que significa “bater”, ou bater com os punhos, expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.

Na Grécia Antiga praticava-se um esporte com o nome de pugilato, nesse os lutadores trocavam socos com a mão direita e seguravam o escudo com a esquerda. Porém, a primeira luta com luvas e regras parecidas com as que são vistas hoje, ocorreu no ano de 1892, nos EUA.

As lutas de boxe eram populares na Inglaterra nos séculos XVIII e XIX quando se usavam as mãos descobertas, o que lhes conferiam uma característica bastante violenta. O esporte foi reformado em 1867, com as regras de Queensberry, que previam a utilização de luvas e rounds de três minutos. Passaram a vigorar em 1872.

As lutas, que têm entre quatro e doze rounds de três minutos cada, acontecem em um quadrado limitado por cordas, o ringue. A medida do quadrilátero é entre 4,90 e 6,10m2. A luta profissional possui um grupo de cinco jurados e tem duração de 12 rounds, cada um de três minutos. Terminam imediatamente por nocaute, esse ocorre quando um dos lutadores fica impossibilitado de prosseguir a luta, seja por desmaio ou ferimento. Quando não há nocaute, cinco juízes elegem o vencedor por critério de pontos, fundamentados no número de golpes dados.

No boxe não são permitidos os golpes baixos, aplicados abaixo da cintura. Os golpes admitidos são os aplicados na parte frontal do oponente, como no rosto e no abdome.

Atualmente, o boxe internacional é organizado por quatro entidades: a Associação Mundial de Boxe, o Conselho Mundial de Boxe, a Federação Internacional de Boxe e a Organização Mundial de Boxe.


Por Patrícia Lopes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Terremotos: Brasil
Pode ocorrer terremotos no Brasil? Resolva essa dúvida!

..................................................

Radioterapia
A utilidade da radioterapia no tratamento de doenças. Saiba!

..................................................