Capoeira

Apresentação de Capoeira
Apresentação de Capoeira
Por Patrícia Lopes
PUBLICIDADE

A capoeira é uma luta de defesa pessoal que mistura dança, música e cultura popular. Desenvolvida por escravos africanos, a capoeira é uma manifestação cultural caracterizada por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobático, além da música que é a característica que a diferencia das outras lutas.

A música, que é acompanhada por instrumentos, determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira. As canções compõem-se dos mais diversos assuntos, como história de capoeiristas famosos, o cotidiano de uma lavadeira, sobre a vida de um amor perdido, sobre o que está acontecendo no momento da roda de capoeira. Os estilos das canções são mudados conforme o ritmo do berimbau.

Os instrumentos são tocados numa linha chamada bateria. O principal instrumento utilizado na capoeira é o berimbau, feito de um bastão de madeira envergado por um cabo de aço em forma de arco e uma cabaça. Outros instrumentos como pandeiro, atabaque, caxixi também são usados.

A capoeira é tipicamente brasileira, desenvolveu-se principalmente na Bahia, onde os movimentos de ataque e defesa com o corpo passaram a ser executados ao som do berimbau. Foi difundida por vários estados, principalmente Rio de Janeiro, São Paulo e Pará.

O regulamento do jogo varia de acordo com cada região. De forma geral, a capoeira é disputada por dois oponentes que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, com o objetivo de derrubar o adversário. Os outros capoeiristas batem palma no ritmo do berimbau e cantam enquanto os dois capoeiristas lutam.


Por Patrícia Lopes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Algas
Estude os diversos aspectos que caracterizam esses organismos.

..................................................

Força de atrito
Fique por dentro dos diferentes tipos de força de atrito.

..................................................