Capoeira

Apresentação de Capoeira
Apresentação de Capoeira
PUBLICIDADE

A capoeira é uma luta de defesa pessoal que mistura dança, música e cultura popular. Desenvolvida por escravos africanos, a capoeira é uma manifestação cultural caracterizada por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobático, além da música que é a característica que a diferencia das outras lutas.

A música, que é acompanhada por instrumentos, determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira. As canções compõem-se dos mais diversos assuntos, como história de capoeiristas famosos, o cotidiano de uma lavadeira, sobre a vida de um amor perdido, sobre o que está acontecendo no momento da roda de capoeira. Os estilos das canções são mudados conforme o ritmo do berimbau.

Os instrumentos são tocados numa linha chamada bateria. O principal instrumento utilizado na capoeira é o berimbau, feito de um bastão de madeira envergado por um cabo de aço em forma de arco e uma cabaça. Outros instrumentos como pandeiro, atabaque, caxixi também são usados.

A capoeira é tipicamente brasileira, desenvolveu-se principalmente na Bahia, onde os movimentos de ataque e defesa com o corpo passaram a ser executados ao som do berimbau. Foi difundida por vários estados, principalmente Rio de Janeiro, São Paulo e Pará.

O regulamento do jogo varia de acordo com cada região. De forma geral, a capoeira é disputada por dois oponentes que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, com o objetivo de derrubar o adversário. Os outros capoeiristas batem palma no ritmo do berimbau e cantam enquanto os dois capoeiristas lutam.


Por Patrícia Lopes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Desnutrição
Fique por dentro das causas e sintomas desse problema.

..................................................

Monômios
Aprenda a resolver operações básicas com essas expressões.

..................................................