Futebol de Cinco

Futebol de Cinco
Futebol de Cinco

Existem duas versões do “futebol de cinco”, uma criada pela FIFA nos anos 80 para competir com o futebol de salão e outra que compreende uma modalidade de futebol praticada por atletas com deficiência visual (parcial ou total), em quadras de futsal adaptadas.

Na segunda versão, o esporte é organizado pela IBSA (International Blind Sports Federation). Cada equipe é composta por cinco jogadores, um goleiro e quatro jogadores de linha que utilizam vendas nos olhos para se igualaram quanto aos diferentes níveis de deficiência visual. Somente o goleiro enxerga perfeitamente.

As equipes usam também um chamador, que é um membro do time que fica atrás da meta adversária, orientando os jogadores de ataque. Para que a localização da bola seja viabilizada, essa possui guizos internos.

As partidas oficiais têm dois tempos de vinte e cinco minutos, com dez minutos de intervalo. As quadras a céu aberto são as preferidas para a disputa. Existem duas bandas de 1,20m de altura, para impedir que a bola saia do campo de competição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Patrícia Lopes

Artigos relacionados

O futebol de botão

Um pouco sobre a origem da diversão infanto-juvenil que se tornou esporte.