Futebol de praia

Futebol de Praia
Futebol de Praia
Por Patrícia Lopes
PUBLICIDADE

O futebol de praia ou futebol de areia é uma variação do futebol jogado na areia. Além das regras do futebol, mistura as regras do futsal.

Enquanto esporte organizado tem pouco tempo de existência, foi institucionalizado no ano de 1992, porém praticado há muitas décadas como lazer. A quadra utilizada possui no mínimo 40 cm de profundidade, e entre 35 e 37 m de comprimento por 32m de largura. A partida tem duração de 36 minutos, sendo dividida em três tempos de 12 minutos. A bola de futebol de praia pesa de 400 a 440 gramas.

A partida é jogada com duas equipes, cada uma composta por um goleiro e cinco jogadores. São permitidos cinco jogadores adicionais no banco de reservas, assim como no futsal o número de substituições é livre. Não é permitido aos jogadores usarem calçados, apenas meias ou tornozeleiras. O goleiro pode segurar a bola dentro de sua área e tem permissão para usar luvas e traje apropriado.

Além dos jogadores e goleiro, cada partida compõe-se de dois juízes com igual autoridade para aplicar as leis do jogo e ainda um terceiro que permanece na linha de meio de campo.

Em 1993, ano posterior à criação das regras do jogo, foi realizado o primeiro campeonato profissional em Miami Beach, com as equipes do Brasil, EUA, Itália e Argentina. O Brasil saiu vencedor.

O primeiro evento de futebol de praia a ser televisionado aconteceu em abril de 1994, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Os torneios mais importantes realizados durante o ano são o Campeonato Mundial, disputado por oito países, e o Mundialito. No Brasil, são disputados o Campeonato Brasileiro e o tradicional desafio entre paulistas e cariocas.

Das nove edições do Campeonato Mundial que participou, até o ano de 2004, o Brasil ganhou oito títulos, perdeu apenas para Portugal, no ano de 2001.


Por Patrícia Lopes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Genocídio
O genocídio é considerado crime contra a humanidade?

..................................................

Ilusão de ótica
Descubra se há relação entre a ilusão de ótica e a matemática.

..................................................