Ginástica Artística

Ginástica Artística Feminina
Ginástica Artística Feminina
Por Patrícia Lopes
PUBLICIDADE

Ginástica Artística, também conhecida como ginástica olímpica, é a principal modalidade de ginástica dentre as seis existentes: ginástica geral, ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática. Na ginástica olímpica, o conjunto de exercícios é realizado em aparelhos oficiais. Os movimentos revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.

O termo “ginástica” é originário do grego “gymnádzein”, que significa treinar.

As competições oficiais de ginástica artística são reguladas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), a essa cabe estabelecer normas e calendários para todos os eventos internacionais. Já as federações locais regulam as competições nacionais.

Os aparelhos de ginástica artística feminina diferem-se dos aparelhos de ginástica masculina nos seguintes aspectos: enquanto o primeiro destaca a agilidade e releva a vertente artística, o segundo procura revelar a força e domínio do ginasta. Para os homens existem provas de barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, cavalo de saltos, argolas e solo. As mulheres concorrem em exercícios de solo, salto sobre cavalo, evoluções nas barras assimétricas e na trave de equilíbrio.

A ginástica artística faz parte dos Jogos Olímpicos desde a era moderna, sua primeira edição ocorreu em Atenas no ano de 1896. Dos Jogos Pan-Americanos participa desde o Pan de 1951, em Buenos Aires.

A prática da atividade artística promove alguns benefícios aos seus praticantes, tais como: flexibilidade, crescimento, força, concentração e coordenação motora.


Por Patrícia Lopes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................