Ginástica Artística

Ginástica Artística Feminina
Ginástica Artística Feminina
Por Patrícia Lopes
PUBLICIDADE

Ginástica Artística, também conhecida como ginástica olímpica, é a principal modalidade de ginástica dentre as seis existentes: ginástica geral, ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática. Na ginástica olímpica, o conjunto de exercícios é realizado em aparelhos oficiais. Os movimentos revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.

O termo “ginástica” é originário do grego “gymnádzein”, que significa treinar.

As competições oficiais de ginástica artística são reguladas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), a essa cabe estabelecer normas e calendários para todos os eventos internacionais. Já as federações locais regulam as competições nacionais.

Os aparelhos de ginástica artística feminina diferem-se dos aparelhos de ginástica masculina nos seguintes aspectos: enquanto o primeiro destaca a agilidade e releva a vertente artística, o segundo procura revelar a força e domínio do ginasta. Para os homens existem provas de barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, cavalo de saltos, argolas e solo. As mulheres concorrem em exercícios de solo, salto sobre cavalo, evoluções nas barras assimétricas e na trave de equilíbrio.

A ginástica artística faz parte dos Jogos Olímpicos desde a era moderna, sua primeira edição ocorreu em Atenas no ano de 1896. Dos Jogos Pan-Americanos participa desde o Pan de 1951, em Buenos Aires.

A prática da atividade artística promove alguns benefícios aos seus praticantes, tais como: flexibilidade, crescimento, força, concentração e coordenação motora.


Por Patrícia Lopes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Teoria do Caos
Acesse e entenda o que essa curiosa teoria defende.

..................................................

Níveis tróficos
Conheça o papel de cada nível trófico na cadeia alimentar.

..................................................