Golfe

Golfe
Golfe
Por Patrícia Lopes
PUBLICIDADE

Golfe é um esporte que consiste em arremessar uma pequena bola ao longo de um percurso que termina em um buraco. Sua origem apresenta várias versões. Uma delas é a de que os escoceses o tenham criado por volta de 1.400. Outra origem conhecida é a inspiração que o esporte tivera em um jogo chamado Paganica, praticado nos séculos XVII e XVIII. Há quem acredite também que o golfe seja proveniente do jeu de mail, antigo jogo francês parecido com o esporte, mas praticado em espaços fechados.

A palavra golfe é oriunda do inglês golf que, por sua vez, vem do alemão kolb, que significa taco.

O golfe é jogado em campos de grama, em parques apropriados, com um ou mais percursos delimitados. O objetivo é colocar a bola no buraco com o mínimo de tacadas possível. O trajeto até o buraco pode conter pequenos lagos, poços de areia, árvores e locais com grama mais alta.

O esporte pode ser jogado individualmente ou em grupos de dois a quatro jogadores. As competições oficiais diferenciam-se do jogo informal no seguinte aspecto: enquanto no primeiro é proibido um golfista falar com outros jogadores acerca do jogo, no segundo, o golfista mais experiente oferece “dicas” aos menos experientes.

Existem duas formas de jogar golfe. No match play, um jogador compete com o outro; no chamado stroke, cada golfista (ou dupla) enfrenta todos os participantes de um torneio.

O golfe chegou ao Brasil no final do século XIX. O país tem hoje cerca de 15.000 praticantes e 62 campos oficiais. O campo de golfe oficial deve ter 18 percursos, que para fins práticos são chamados de buracos. Uma partida costuma durar em média quatro horas.

O golfe é recomendado para pessoas de todas as idades. Auxilia no combate ao estresse e faz bem para a saúde.


Por Patrícia Lopes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Algas
Estude os diversos aspectos que caracterizam esses organismos.

..................................................

Força de atrito
Fique por dentro dos diferentes tipos de força de atrito.

..................................................