Kendô

Kendô
Kendô
Por Patrícia Lopes
PUBLICIDADE

O Kendô é uma arte marcial japonesa, criada a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão. A espada, chamada de shinai, mede 1,20 m e é feita de bambu para evitar ferimentos, com o passar dos séculos as espadas foram ficando mais elaboradas, sendo apresentadas ao formato funcional e artístico de hoje. Elas apareceram por volta de 940 D.C., com uma lâmina de corte único e levemente curva.

A partir da inspiração em escudeiros japoneses, os mestres em espadas improvisaram, em 1740, protetores de tórax, de crânio e luvas grossas.

Cada luta tem duração de três a cinco minutos. A pontuação é feita conforme a região do corpo do adversário que for atingida pela espada. Para proteger-se o lutador usa o bogu, espécie de armadura, dô, protetor para o peito, o tare, protetor de cintura, men, capacete e kote, luvas.

A utilização da espada para os samurais ganha sentido de disciplina, paciência e concentração.

O praticante do Kendô é chamado de Kenshi ou Kendoka. Não são usadas faixas para mostrar o nível do praticante.

A prática do Kendô não se limita ao manejo da espada de bambu (Shinai), espada de madeira (Botuko) ou espada longa japonesa (Katana), mas a prática e o cultivo do Reigi (etiqueta) e do espírito, já que o sentido da mesma está na educação de um espírito justo e honrado.

Apesar do caráter espiritual que permeia o Kendô, suas características e a forte relação com a cultura japonesa não são perdidas.

A prática e o ensino do Kendô não podem assumir caráter profissional ou comercial, ou seja, não é permitida a cobrança para o ensino do mesmo, exceto a quantia necessária para a manutenção do Dojo (academia).

O Brasil possui uma grande tradição na prática do Kendô devido ao grande número de imigrantes japoneses.


Por Patrícia Lopes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................