Massagem

Massagem: uma técnica milenar que ganhou espaço na cultura brasileira.
Massagem: uma técnica milenar que ganhou espaço na cultura brasileira.
Por Patrícia Lopes
PUBLICIDADE

Massagem é uma técnica utilizada para estimular a circulação, a mobilidade e a elasticidade, onde se aplica força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações. É conhecida também como massoterapia, podendo ser empregada para curar traumas físicos, aliviar estresse psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar a tensão.

Os tipos existentes de massagem são vários, porém os dois grandes grupos básicos são: as massagens com óleos e as massagens secas. Pode ser superficial ou profunda e feita manualmente ou com a ajuda de aparelhos. Em geral uma sessão de massagem tem duração de 1 hora, e deve ser aplicada por um massoterapeuta (massagista) treinado.

A massagem terapêutica Havaiana é a arte de curar através do toque de Havaí, esta faz parte da medicina tradicional Havaiana. Na tradição havaiana a massagem tem como intuito o restabelecimento do estado natural de harmonia de vida e de energia vital no corpo.

Ao longo da História a massagem tem sido utilizada como uma forma física de aliviar a dor e o desconforto. Estava arraigada na medicina folclórica na China desde 1800 a.C. Foi utilizada pelos egípcios antigos, budistas, persas e japoneses no tratamento de várias doenças e lesões, continuando a ser parte integrante do tratamento médico até depois do quinto século d.C.

A massagem é cada vez mais popular nos EUA, Europa e Brasil. Atualmente existem massagens para bebês, idosos, massagens cosméticas, etc. As massagens estão cada vez mais inseridas na cultura, chegou até mesmo às grandes organizações, fazendo parte do programa de incentivos.


Por Patrícia Lopes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Teoria do Caos
Acesse e entenda o que essa curiosa teoria defende.

..................................................

Níveis tróficos
Conheça o papel de cada nível trófico na cadeia alimentar.

..................................................