Squash

Jogo de Squash
Jogo de Squash
Por Patrícia Lopes
PUBLICIDADE

O squash é um esporte realizado em quadra fechada, o nome faz referência à bola apertável (do inglês squashable) usada no jogo.

O jogo compõe-se de dois jogadores, ou eventualmente quatro, para jogo em pares. São utilizadas raquetes e uma pequena bola oca de borracha.

As regras são simples. Dois jogadores alternam tacadas na parede frontal, que tem três linhas de marcação. A primeira, a 48 centímetros do chão, corresponde à rede de tênis. Perde-se um ponto aquele que acertar a bola abaixo dessa marca. A última linha fica a 4,57 metros do chão, jogar a bola acima dessa linha é considerado como jogada fora. A bola após ter batido na parede frontal, pode tocar nas laterais e até na parede do fundo. Porém, só deve bater uma vez no chão, quando tem que ser rebatida pelo adversário.

O esporte foi inventado em 1830, na escola de Harrow, a partir da descoberta dos alunos. Eles perceberam que uma raquete furada proporcionava maior impacto na parede, o que originava uma diversidade maior de batidas e requeria maior esforço por parte dos jogadores. Ganhou popularidade em 1864, período em que o Squash foi instituído oficialmente como esporte competitivo.

As regras do Squash são conhecidas internacionalmente, algumas mudanças na forma de jogar, bem como nos equipamentos, surgiram de acordo com o país em que se desenvolveu.

O squash desembarcou no Brasil em 1920, junto com os ingleses que procuravam ouro em Nova Lima, Minas Gerais. Possui aproximadamente 80.000 praticantes, espalhados pelas grandes cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

A prática do esporte proporciona sensação de bem-estar, ajuda a relaxar, manter ossos e músculos saudáveis, reduz o risco de doenças como hipertensão, diabetes, além de ser um ótimo exercício aeróbico.


Por Patrícia Lopes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Algas
Estude os diversos aspectos que caracterizam esses organismos.

..................................................

Força de atrito
Fique por dentro dos diferentes tipos de força de atrito.

..................................................