Surfe

Surfe
Surfe
PUBLICIDADE

O surfe é um esporte que requer equilíbrio do atleta, em uma prancha ele deve executar manobras radicais sobre ou dentro de tubos formados por ondas.

A história do esporte data de cerca de mil anos. Diz a lenda que por volta do ano 900 d.C, o rei do Taiti percorreu até o Havaí surfando. Durante o percurso conheceu diversas ilhas, porém encontrou boas ondas em Mokaiwa, na ilha de Kauai, onde viveu por muitos anos tornando-se o rei do lugar.

O esporte é oriundo da Polinésia, foi “descoberto” pelos europeus em 1778 com a chegada do navegador inglês James Cook ao arquipélago do Havaí. Esse pôde ver os nativos se equilibrarem sobre as ondas utilizando troncos de madeira.

O surfe passou por um período de restrição aos havaianos, acredita-se que ele tenha sido propagado através de Duke Kahanamoku. Esse foi duas vezes medalha de ouro em provas de natação nas Olimpíadas de Estocolmo, em 1921. Quando foi levantada a questão acerca do treinamento de Duke, ele declarou sobre a sua prática do surfe, esporte que não era muito conhecido.

Duke viajou para os Estados Unidos, Austrália e Europa para divulgar a cultura do povo havaiano, que inclui a prática do surfe.

Inicialmente os surfistas utilizavam troncos de madeira muito grande, o que não possibilitava manobras mais ousadas. Na década de 1950 surgiram as pranchas de poliuretano, mais resistentes e flexíveis. As primeiras pranchas de vidro chegaram em 64, essas eram importadas da Califórnia.

O primeiro torneio internacional foi realizado em 1953, no Havaí. As competições são realizadas em praias com ondas regulares de pelo menos 0,5 m. Os surfistas são dispostos em duplas ou quartetos.


Por Patrícia Lopes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Viagem no tempo
Viagens no tempo são apenas ficção ou podem ser reais?

..................................................

Polígonos
Aprenda a classificá-los a partir do número de lados.

..................................................