Tênis

Tênis
Tênis
PUBLICIDADE

Tênis é um esporte disputado em uma quadra dividida por uma rede, onde dois jogadores utilizam raquetes para passar a bola de um lado para outro. Acredita-se que sua origem tenha ocorrido a partir de jogos praticados por egípcios e persas na Antigüidade. Inicialmente o jogo era disputado com a mão, a raquete passou a ser usada apenas no século XVI.

A primeira raquete com encordoamento vertical, como as de hoje, surgiu em 1583. A raquete desenvolvida pelo neerlandês Mitelli em 1675, tem o cabo mais longo em relação à área de impacto. Em 1891, foi criada a raquete com o cabo mais liso, que ajuda a evitar as torções no pulso.

No fim do século XIX, aconteceu o lançamento dos primeiros modelos ovais. Em 1930 a raquete foi apresentada com um novo desenho, inspirado em instrumentos musicais italianos.

O jogo é iniciado com o saque de um dos tenistas. Devolvida a bola, ele continua até que um dos tenistas arremesse a bola na rede ou para fora da quadra.

O tênis possui aspectos de ataque e defesa. Para marcar o ponto é necessário fazer com que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária, fazendo com que o oponente não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra.

A quadra tem 23,79 m de comprimento por 8,23 m de largura, para jogos entre duas pessoas (simples), ou 10,97 m de largura para quatro pessoas (duplas).

Existem duas adaptações do tênis jogadas sobre mesa e em espaços fechados: o pingue-pongue e o tênis de mesa, que é mais elaborado tecnicamente do que o primeiro.

O jogo é subdivido em games/jogos e sets/partidas. Um game é um conjunto de pontos e um set é um conjunto de games.


Por Patrícia Lopes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Viagem no tempo
Viagens no tempo são apenas ficção ou podem ser reais?

..................................................

Polígonos
Aprenda a classificá-los a partir do número de lados.

..................................................