Vôlei de Praia

Vôlei de Praia
Vôlei de Praia
Por Patrícia Lopes
PUBLICIDADE

O voleibol de praia, também conhecido por vôlei de praia, é uma variação do vôlei convencional, praticado na areia da praia em uma quadra dividida por uma rede. As equipes têm como objetivo fazer a bola passar sobre a rede, de forma a cair dentro do campo dos adversários.

O vôlei de praia é muito popular em diversos países, como Brasil e EUA. Evoluiu na década de 1920, a partir dos jogos de vôlei disputados socialmente nas praias de Santa Mônica na Califórnia, EUA. Passou a fazer parte do programa das Olimpíadas nos Jogos de Atlanta (EUA) em 1996.

A quadra do vôlei de praia possui 16 m de comprimento por 8 m de largura, sendo dividida por uma rede de 2,43 m de altura para competições masculinas e 2,24 m para competições femininas.

Nos Jogos Olímpicos a modalidade é disputada por duplas masculinas ou femininas. Já em outros campeonatos realizados por todo o mundo existem modalidades para equipes de dois a quatro atletas.

O vôlei de praia diferencia-se do convencional quanto às partidas disputadas em melhor de dois sets de 21 pontos cada, com pontos contínuos, sem vantagem. Em caso de empate 1x1, o set executivo é jogado em 15 pontos com a necessidade de, no mínimo, dois pontos de vantagem.

A primeira medalha de ouro na modalidade foi conquistada pela dupla brasileira feminina Jacqueline Silva e Sandra Pires.

Por ser praticado na areia, o vôlei de praia demanda mais esforço e os exercícios são mais intensos. O gasto calórico durante uma hora de jogo varia de 220 a 240 Kcal. A prática proporciona força muscular nos braços e pernas, além de beneficiar o sistema cardiovascular.


Por Patrícia Lopes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Soluções
Revise os seus conhecimentos sobre tipos de soluções.

..................................................

Olho humano
Conheça os nomes das estruturas que formam os olhos.

..................................................