Física

A física é a ciência que estuda os fenômenos da natureza e está muito presente em nosso cotidiano.

A física e suas diferentes áreas de atuação
PUBLICIDADE

A palavra Física deriva do termo grego physiké, que significa ciência daquilo que é natural. Logo, a física é a ciência que estuda os fenômenos da natureza.

Desde a Antiguidade, o homem ao perceber fenômenos, como raios, trovões, o nascer e o pôr do sol, tentava entendê-los, mas como não encontrava as devidas explicações, atribuía tais fenômenos à atuação sobrenatural de deuses.

A partir dos filósofos gregos, o misticismo deu lugar à compreensão dos fenômenos como ações naturais e, partir de então, a física tal como conhecemos foi se desenvolvendo.

Essa ciência está totalmente diluída em nosso cotidiano. Pequenas atitudes, como atravessar uma rua movimentada, falar ao celular, usar a internet, estão cheias de princípios físicos. Como existem muitas áreas de atuação a física é ramificada, sendo cada ramo responsável pelo estudo de determinados fenômenos. As ramificações da física são:

  • Mecânica: é o estudo dos movimentos. Está subdivida em cinemática, que é o estudo descritivo dos movimentos, e dinâmica, que é o estudo das causas que originam os movimentos;

  • Termologia: é a parte da física que estuda os fenômenos relacionados à temperatura e calor;

  • Eletromagnetismo: estuda todos os fenômenos relacionados à eletricidade e ao magnetismo;

  • Ondulatória: estudos das ondas e fenômenos ondulatórios;

  • Óptica: estudo dos fenômenos que envolvem a luz;

  • Física moderna : chamamos de física moderna a física do séc. XX, onde se concentram os estudos de relatividade e quântica.

Se repararmos em nosso cotidiano iremos perceber inúmeras aplicações dos estudos da física. Como aplicações podemos citar as diversas formas de geração de energia, os motores a explosão utilizados nos veículos automotores, na medicina com o uso dos raios x e raios gama para diagnósticos, nas telecomunicações através do envio de informações por meio de fibras ópticas etc. São inúmeras as aplicações dessa ciência.

O uso dessa ciência em nosso cotidiano, auxiliando-nos em diversas áreas, só é possível graças aos esforços de cientistas e pesquisadores que certamente marcaram a história dessa ciência com suas contribuições. Podemos citar alguns como Galileu Galilei, responsável pelo desenvolvimento do método científico; Isaac Newton, responsável por descrever uma física inteiramente cotidiana e por contribuir com o desenvolvimento da matemática; e Albert Einstein, com a incrível teoria da relatividade e a correta explicação do efeito fotoelétrico.


Por Joab Silas da Silva Júnior
ARTIGOS DE "Física"
Confira os artigos da seção Física
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................