A força normal

Representação da força normal (N) e da força peso (P).
Representação da força normal (N) e da força peso (P).
PUBLICIDADE

Observe a figura abaixo, nela representamos a força normal (N) exercida por uma superfície sobre um corpo. As forças são perpendiculares à superfície de contato, por isso as chamamos de forças de normais.

Geralmente representamos uma força normal pela letra (N), e com frequência encontramos situações como a da figura abaixo, em que a força normal é vertical.

Por estar atuando no mesmo corpo, muitos estudantes confundem a força normal como sendo uma reação do peso, o que de fato não é verdade. Já na figura abaixo podemos perceber que a força peso e a força normal têm direções diferentes.

Com a finalidade de eliminar qualquer dúvida futura, analisemos a figura abaixo. Lembre-se que a figura está em proporções exageradas.

Um bloco está em repouso apoiado sobre uma mesa que, por sua vez, está apoiada sobre a superfície da Terra. Então a Terra atrai o bloco com a força P, que é o peso do bloco.

Este, por conta da lei da ação e reação, exerce sobre a Terra a força –P. O bloco está comprimindo a mesa, exercendo sobre ela a força –N, e a mesa aplica sobre o bloco a força normal N. Ambas as forças N e –N, P e –P formam um par de forças de ação e reação.

Simplificando o diagrama mostrado acima, usaremos um diagrama no qual estão representadas apenas as forças que atuam no bloco, como mostra a figura abaixo.


Por Domiciano Correa Marques da Silva
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Gráfico de Setores
Como um gráfico de setores deve ser feito? Confira mais!

..................................................

Verbo Pôr
Retire todas suas dúvidas em relação a esse verbo. Clique!

..................................................