A terceira lei de Kepler e a velocidade orbital

Representação gráfica do sistema planetário em que os planetas descrevem uma órbita praticamente circular ao redor do Sol
Representação gráfica do sistema planetário em que os planetas descrevem uma órbita praticamente circular ao redor do Sol

Em uma de suas leis propostas, Johannes Kepler afirma que as órbitas descritas pelos planetas são elípticas. Sempre em nossos estudos consideramos que essas órbitas são circulares, portanto, se considerarmos que realmente as órbitas dos planetas são circulares, a Segunda Lei de Kepler nos diz que a velocidade do planeta é constante. Isso se dá pelo fato de a velocidade ser proporcional às áreas varridas pelo raio vetor, sendo que, na circunferência, essas áreas são iguais em intervalos de tempos iguais.

Sendo assim, esta afirmação nos permite estudar o movimento dos planetas ao redor do Sol e nos permite também estudar o movimento dos satélites ao redor dos planetas de maneira bastante aproximada. Para isso, basta fazermos uso de expressões matemáticas do movimento circular uniforme e deduzir uma nova expressão matemática para a terceira Lei de Kepler, obtendo:

Em que, na equação acima, T é o período de revolução do planeta ou o período de revolução do satélite, M é a massa do Sol e R é o raio da órbita. É interessante ressaltar que a equação acima também nos permite determinar o valor da constante k da Terceira Lei de Kepler (T2 =k.R3):

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Da mesma maneira, também é possível determinar a velocidade com que o planeta descreve sua órbita, isto é, temos a possibilidade de determinar o valor da velocidade orbital de qualquer planeta ou satélite.

Para isso, basta comparar a equação que define a lei da gravitação universal com a equação da força centrípeta exercida sobre o planeta, ou satélite, em movimento circular uniforme. Sendo assim, teremos:

A equação acima nos fornece o módulo da velocidade orbital de um planeta ao redor do Sol. Perceba que a massa do planeta em órbita não influencia na velocidade orbital, ou seja, a velocidade orbital depende apenas do raio e da massa do Sol.


Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Curiosidades sobre o Sistema Solar

Acesse este link e conheça algumas curiosidades sobre o Sistema Solar e os seus planetas. O Sistema Solar encontra-se em um dos braços da galáxia, a uma distância de 27.000 anos-luz em relação ao centro da galáxia, orbitando-o a uma velocidade de 200 km/s e completando uma volta a cada 225 milhões de anos.

Existe a quarta lei de Kepler?

Existe a quarta lei de Kepler? Clique aqui e saiba se de fato existe uma quarta lei para o movimento planetário.

Imponderabilidade

Clique aqui para entender a imponderabilidade, sensação de falta de peso que permite a “flutuação” dos astronautas em “gravidade zero”.

Johannes Kepler

Clique para conhecer um pouco da história de Johannes Kepler, importantíssimo astrônomo e matemático do século XVI.

Missão Kepler

Saiba mais sobre a missão Kepler, atividade executada pela NASA que tem por objetivo descobrir novos mundos!

Plutão: o planeta anão

Você sabe por que Plutão foi rebaixado para a classificação de planeta anão? Clique aqui e descubra!

Primeira lei de Kepler

Clique aqui e conheça a Primeira lei de Kepler, que nos mostra como é a trajetória dos planetas ao redor do Sol.

Segunda lei de Kepler

Clique aqui e conheça a Segunda lei de Kepler, a chamada lei das áreas, que trata do movimento dos planetas em trajetórias elípticas.

Trânsito de Mercúrio e Trânsito de Vênus

Clique aqui para saber o que é o trânsito de Mercúrio e Vênus, fenômenos que ocorrem quando esses planetas cruzam a face do disco solar!

Velocidade de escape

Você já ouviu falar em velocidade de escape? Acesse o texto e descubra o que ela é, saiba como calculá-la, e reforce seu aprendizado com exercícios resolvidos.