Aceleração da gravidade

Os paraquedistas possuem movimento vertical para baixo pelo fato de estarem sob a ação da aceleração da gravidade
Os paraquedistas possuem movimento vertical para baixo pelo fato de estarem sob a ação da aceleração da gravidade
Por Domiciano Correa Marques da Silva
PUBLICIDADE

Você já deve ter observado que quando deixamos cair uma pedra e uma folha de papel, a pedra cai mais rapidamente. Aristóteles foi o primeiro a afirmar que corpos de massas maiores caem mais rapidamente do que corpos de massas menores. Hoje sabemos que tal fenômeno acontece pelo fato de o ar exercer um efeito retardador na queda de qualquer objeto e que esse efeito apresenta maior influência sobre o movimento da folha de papel do que sobre o movimento da pedra.

Por mais estranho que possa parecer, o fato é que, no vácuo, todos os corpos, sejam eles de massas iguais ou de massas diferentes, quando abandonados de certa altura, atingirão o solo ao mesmo tempo e com a mesma velocidade.

O movimento de queda livre é um movimento provido de aceleração. Galileu conseguiu, com suas experiências, verificar que esse é um Movimento Uniformemente Variado, isto é, na queda livre o corpo tem aceleração constante. Essa aceleração, denominada aceleração da gravidade, é representada pelo símbolo g, como mostra a figura abaixo.

 

O bloco em queda livre fica sujeito apenas à ação da gravidade

A aceleração da gravidade não é a mesma em todos os lugares da Terra. Portanto, podemos dizer que ela varia com a latitude e com a altitude: ela aumenta do equador para os polos; e diminui da base de uma montanha para seu cume.

O valor da aceleração da gravidade (g) em um lugar situado ao nível do mar e à latitude de 45° chama-se aceleração normal da gravidade. Se trabalharmos com apenas dois algarismos significativos, poderemos considerar o valor de (g) como o mesmo para todos os lugares da Terra. Portanto, podemos adotar o valor de:

g=9,8 m/s2

Para facilitar os cálculos, em alguns momentos, ou melhor, em alguns exercícios, esse valor é aproximado para g=10 m/s2.


Por Domiciano Correa Marques da Silva
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Algas
Estude os diversos aspectos que caracterizam esses organismos.

..................................................

Força de atrito
Fique por dentro dos diferentes tipos de força de atrito.

..................................................