Altura de um som

As pessoas equipam seus veículos com aparelhos de som capazes de emitir sons de até 150 db (decibéis)
As pessoas equipam seus veículos com aparelhos de som capazes de emitir sons de até 150 db (decibéis)
Por Domiciano Correa Marques da Silva
PUBLICIDADE

A qualidade que permite à pessoa classificar um som como mais grave (mais baixo) ou mais agudo (mais alto) que o outro é denominada altura do som. Essa qualidade fisiológica (ligada à forma como percebemos o som) está intimamente ligada à propriedade física da frequência.

Assim, quanto maior for a frequência de um som, mais agudo ele será. Reciprocamente, quanto menor for a frequência, mais grave será o som. Se tivermos dois sons de frequências f1 e f2, tais que f2 > f1, definimos o intervalo entre esses dois sons pela razão:

Evidentemente, o intervalo é uma grandeza adimensional, maior ou igual à unidade. Quando i = 1, os dois sons apresentam frequências iguais (f2 = f1) e dizemos que o intervalo é de uníssono. Se uma frequência é igual ao dobro da outra (f2 = 2f1), o intervalo é i = 2, sendo denominado, em teoria musical, uma oitava. Esse nome (oitava), em uma escala musical, explica-se uma vez que a frequência dupla corresponde à oitava nota da sequência.

Por exemplo, na escala de dó maior, a frequência do dó2 é igual ao dobro da frequência do dó1, e dizemos que ele está “uma oitava acima”. Quando o intervalo entre dois sons, que não é de uníssono, é um número inteiro, os sons de frequência maior são chamados de harmônicos dos de frequência mais baixa, que são ditos fundamentais.

Assim, se a frequência do som fundamental é f1, o som de frequência f2 = 2f1 (i = 2) é o 2º harmônico, o de f3 = 3f1 (i = 3) é o 3º harmônico, e assim sucessivamente.


Por Domiciano Correa Marques da Silva
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Imponderabilidade
Saiba o que é a sensação de imponderabilidade.

..................................................

Hepatite C
Fique atento(a) aos principais sintomas dessa doença viral.

..................................................