Arquimedes

Arquimedes foi um físico, matemático e inventor grego responsável pela descoberta do empuxo, força que atua sobre objetos mergulhados em fluidos.

Arquimedes descobriu o empuxo, uma força que atua sobre objetos mergulhados em fluidos
Por Joab Silas da Silva Júnior

Arquimedes foi um físico, matemático e inventor grego que nasceu em 287 a.C., na colônia grega de Siracusa. Ele estudou na escola de Matemática de Alexandria, onde teve contato com o que havia de mais tecnológico e com as maiores mentes da época.

Após estudar em Alexandria, Arquimedes voltou à sua cidade natal e começou a desenvolver seus próprios estudos. Ele determinou o valor de pi, encontrou relações matemáticas para a esfera e cilindro, descobriu o princípio das alavancas, desenvolveu as roldanas compostas e criou o parafuso de Arquimedes, aparelho utilizado para elevar água entre pontos de diferentes alturas. O cientista ficou famoso por suas invenções e uso das alavancas, e em uma de suas declarações Arquimedes disse:

Deem-me um ponto de apoio e moverei a Terra!”

Coroa do rei Híeron

Talvez um dos episódios mais famosos da história de Arquimedes seja o que envolveu a coroa o rei Híeron. Após dar uma porção de prata e outra de ouro em pó para um ourives, o rei encomendou-lhe uma coroa para oferecer aos deuses. Ao receber o ornamento, Híeron desconfiou da honestidade do ourives e achou que nem todo o ouro e prata fornecidos foi utilizado na confecção da coroa. Pra descobrir se havia sido enganado, o rei chamou Arquimedes.

Durante um banho, Arquimedes percebeu que, ao entrar na banheira, à medida que seu corpo afundava, o nível da água subia pela borda do recipiente. O estudioso enxergou ali a possibilidade de encontrar a resposta para o caso da coroa do rei e, diante da descoberta, saiu correndo, completamente nu, gritando “Eureka! Eureka! Eureka!” (Achei! Achei! Achei!).

Arquimedes conseguiu dois blocos, um de ouro e outro de prata, que possuíam o mesmo peso da coroa. Ao mergulhar os objetos em água, mediu a quantidade de volume de líquido deslocado e, assim, pôde determinar a quantidade de ouro e prata da coroa.

O cientista percebeu que, ao mergulhar objetos em fluidos, eles sofriam a ação de uma força, vertical e para cima, que correspondia ao volume de líquido deslocado pelo objeto. O princípio de Arquimedes determinou, portanto, o empuxo, força que atua sobre objetos mergulhados em fluidos.

Morte de Arquimedes

Durante a Segunda Guerra Púnica, tropas romanas invadiram Siracusa e, mesmo sob ordens de poupar a vida de Arquimedes, um soldado golpeou o cientista, matando-o no ano de 212 a.C.

Por Joab Silas da Silva Júnior
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!