Campo magnético gerado pelo toroide

Um campo magnético é gerado pelo toroide quando esse elemento, formado a partir do curvamento de solenoides, conduz corrente elétrica.

O toroide é formado por um solenoide curvado em forma de círculo fechado
O toroide é formado por um solenoide curvado em forma de círculo fechado
Por Joab Silas da Silva Júnior
PUBLICIDADE

Uma parte dos estudos de magnetismo aborda a produção de campos magnéticos por meio de materiais que conduzem corrente elétrica. Esses materiais geralmente são o fio retilíneo, a espira, a bobina e o solenoide. O toroide é pouco citado no ensino básico como um elemento que produz campo magnético ao conduzir corrente elétrica.

O toroide é formado a partir de um solenoide curvado em forma de círculo fechado. Pode ser descrito como um solenoide cilíndrico que pode ser utilizado desde a composição de pequenos indutores até a formação de transformadores pesados utilizados para altíssimas potências.

A figura abaixo mostra um toroide de raio r que, ao ser percorrido por uma corrente elétrica, gera um campo magnético em seu interior que se difere do campo gerado pelos solenoides. No toroide, o campo magnético não é constante ao longo de sua seção reta.

Exemplificação do formato do toroide
Exemplificação do formato do toroide

A equação abaixo determina o valor do campo magnético gerado pelo toroide. Na equação, i é a corrente elétrica, N é o número de espiras que compõem o toroide, r é o raio e μ0 é a permeabilidade do vácuo, que possui seu valor dado por 4π. 10 – 7 T.m/A.

BTOROIDE = μ0 i N
                 2 π r

Os toroides podem ser utilizados como indutores, apresentando vantagens e desvantagens em relação a esse tipo de aplicação. Indutores são equipamentos que possuem a capacidade de armazenar energia por meio do campo magnético. Eles podem ser entendidos como os correspondentes magnéticos dos capacitores (equipamentos que armazenam energia por meio do campo elétrico).

→ Vantagens da indutância de um toroide

  • Fácil montagem;

  • Indutância elevada;

  • Baixo custo;

  • Baixa interação com os circuitos vizinhos.

→ Desvantagens da indutância de um toroide

  • Não possui indutância variável;

  • Sofre variações de temperatura.

A imagem mostra o interior de um amplificador de potência
A imagem mostra o interior de um amplificador de potência

A figura acima mostra o interior de um amplificador de potência, isto é, um amplificador de áudio capaz de gerar a energia necessária para impulsionar alto-falantes. Nesse amplificador, podemos observar a existência de toroides compondo o circuito elétrico.


Por Joab Silas da Silva Júnior
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Neutrinos
Você sabia que essa partícula é muito abundante no universo?

..................................................

Much or many?
Aprenda a usar corretamente essas palavras em inglês.

..................................................