Cinco coisas que você precisa saber sobre as Leis de Newton

As leis de Newton são os pilares da Física Mecânica. Existem cinco aspectos sobre elas que você precisa saber para dominar o assunto.

As leis de Newton são a base da Física Mecânica
As leis de Newton são a base da Física Mecânica
Por Joab Silas da Silva Júnior
PUBLICIDADE

Isaac Newton tornou-se famoso em virtude de suas importantíssimas contribuições para a Ciência. Em especial, podemos citar a obra Philosophie Naturalis Principia MathematicaPrincípios Matemáticos da Filosofia Natural, em que as famosas três leis de Newton foram discutidas. Inércia, Princípio fundamental da Dinâmica e ação e reação são os pilares da chamada Mecânica newtoniana e são assuntos que todo estudante de Física deve ter domínio.

Veja uma lista de cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton:

1. A relação entre Peso e Força Normal

A Terceira lei de Newton afirma que a ação e a reação são forças aplicadas em corpos diferentes. Imagine uma pessoa que dê um tapa em uma mesa. A ação é a força aplicada pela mão sobre a mesa, já a reação é a força de resposta aplicada pela mesa sobre a mão de quem dá o tapa. Observe que existem dois corpos envolvidos: mão e mesa.

A força normal é a força feita por uma superfície quando sobre ela existe um objeto qualquer. Essa força cancela a força peso de modo a equilibrar o sistema. Força peso e força normal não formam um par de ação e reação, pois elas atuam sobre o mesmo corpo.

2. A massa é a medida quantitativa da inércia

A massa de um corpo é o que representa a dificuldade imposta pelo corpo ao movimento ou ao repouso. Quanto maior a massa, maior será a dificuldade para iniciar ou cessar um movimento. Sendo assim, podemos dizer que a massa é o número que representa a inércia de um corpo.

3. As Leis de Newton não são válidas para todos os referenciais

Referencial é o corpo a partir do qual as análises de movimento e repouso são feitas. As leis de Newton só são válidas em referenciais parados ou em movimento com velocidade constante. Sendo assim, elas perdem a sua validade quando são aplicadas para referenciais acelerados.

4. As Leis de Newton possuem limites

As leis de Newton não são válidas para objetos que possuam velocidades muito elevadas. Para velocidades próximas à da luz, deve-se substituir a análise newtoniana pela teoria da relatividade de Einstein. Caso os objetos possuam tamanhos de nível atômico, as leis de Newton devem ser substituídas pela Mecânica Quântica.

5. A inércia foi proposta por Galileu

O próprio Newton afirmou que se pode enxergar mais além, no que diz respeito aos fenômenos da natureza, no ombro de gigantes. Galileu Galilei era um desses gigantes. Tanto é verdade que a explicação para a inércia foi feita a partir das propostas de Galileu.


Por Joab Silas da Silva Júnior
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Linha do Equador
A linha do Equador recebeu este nome por causa do país?

..................................................

Perímetro
O cálculo do perímetro é mais fácil do que você imagina.

..................................................