Cinco dicas para resolver exercícios de Física

Separamos para você cinco dicas para resolver exercícios de Física que podem tornar a resolução de uma questão mais simples, rápida e objetiva.

Anotar os dados e transformar as unidades são exemplos do que você deve fazer para resolver questões
Anotar os dados e transformar as unidades são exemplos do que você deve fazer para resolver questões
Por Joab Silas da Silva Júnior
PUBLICIDADE

Os conteúdos de Física são considerados por muitos alunos como os mais difíceis de serem compreendidos, o que faz com que essa ciência seja vista como uma vilã por aqueles que farão concursos, vestibulares e o Enem.

Na hora de resolver os exercícios de Física, existe uma série de erros cometidos que pode levar o estudante a nem mesmo conseguir iniciar a resolução. Separamos cinco dicas para que você consiga organizar-se e resolver os exercícios de Física.

1. Saiba a teoria!

Não existe mágica! Não há como resolver um exercício de Física sem que se conheça o básico da teoria envolvida. Sem conhecer as regras, leis e métodos, as informações fornecidas pelo enunciado da questão não farão sentido algum.

2. Anote os dados!

Sempre reserve um espaço para anotar todos os dados fornecidos no enunciado da questão, assim, sempre que precisar de alguma informação, ela estará acessível e você não precisará voltar ao texto para lê-lo novamente.

3. Transforme as unidades!

O Sistema Internacional de Unidades (SI) estabelece quais são as unidades de medida usadas por cada grandeza física. É muito comum precisar fazer uma transformação de unidade para conseguir resolver um exercício, por isso, antes de lançar os números nas equações, confira se suas unidades de medida estão no padrão estabelecido pelo SI.

O padrão imposto pelo Sistema Internacional de Unidades só poderá ser deixado de lado caso a própria questão exija a utilização de alguma unidade diferente.

4. Reconheça o comando da questão!

O comando da questão é aquilo que deve ser executado, a incógnita, o “x” da questão. Você não pode iniciar a resolução de um exercício sem saber o que deverá ser executado.

5. Analise as equações

Procure a equação que poderá ser utilizada para a resolução mais simples do problema. Existem casos em que mais de uma equação pode ser utilizada. Pensar antes de agir pode garantir que você faça o exercício pelo caminho mais simples.

Seguindo essas orientações, seus estudos em Física serão simplificados!


Por Joab Silas da Silva Júnior
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Imponderabilidade
Saiba o que é a sensação de imponderabilidade.

..................................................

Hepatite C
Fique atento(a) aos principais sintomas dessa doença viral.

..................................................