Código de cores de resistores

Resistor com faixas coloridas representando sua resistência
Resistor com faixas coloridas representando sua resistência
PUBLICIDADE

Sabemos que o resistor é um elemento de um circuito elétrico cuja função exclusiva é converter energia elétrica em energia térmica. Podemos citar como exemplo as resistências de chuveiros, de lâmpadas de filamento, etc. Os condutores utilizados em circuitos – pelo fato de apresentarem resistência elétrica e, por isso, dissiparem energia térmica por efeito Joule – são denominados resistores.

Os resistores feitos de carvão e de outros materiais são encontrados, comumente, nos circuitos elétricos. Ao abrirmos um rádio, ou um televisor, verificaremos ali a existência desses elementos. Os resistores utilizados nesses equipamentos eletrônicos são constituídos basicamente de um bastão de grafite comprimida, revestido por uma camada isolante de cerâmica, tendo dois terminais fixos em suas extremidades.

Para fazer a identificação de um resistor, é gravado, à sua volta, o valor de sua respectiva resistência elétrica, através de um conjunto de faixas coloridas. A tabela abaixo nos fornece o código das cores indicadas em um resistor.

Código de cores indicativo da resistência elétrica do resistor

As faixas coloridas devem ser lidas da extremidade para o centro do resistor. Em um resistor, tanto a primeira quanto a segunda faixa correspondem a um número de dois algarismos e a terceira faixa corresponde ao expoente da potência de 10, pelo qual se deve multiplicar esse número. A quarta faixa faz a representação da tolerância no valor da resistência elétrica.

Na figura acima, o resistor traz quatro faixas, cuja numeração é obtida de acordo com a tabela acima, que é, respectivamente: vermelha (2), verde (5), laranja (3) e prateada (10%). Assim, o valor da resistência elétrica desse resistor é:

R=(25 .103  ±10% de 25 .103) Ω

Ou seja, sua resistência tem um valor entre 22.500 Ω (25.000 – 10% de 25.000) e 27.500 Ω (25.000 + 10% de 25.000).


Por Domiciano Correa Marques da Silva
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Albert Einstein
Descubra a biografia do maior gênio da humanidade. Leia já!

..................................................

Parto Cesariana
Quando a cesariana deve ser recomendada? Explore mais!

..................................................