Efeito Fotoelétrico

Efeito fotoelétrico
Efeito fotoelétrico
Por Domiciano Correa Marques da Silva
PUBLICIDADE

Ao iluminarmos uma superfície de metal com um raio de luz de comprimento de onda pequeno, a luz provoca a retirada de elétrons desse metal. A esse fenômeno damos o nome de efeito fotoelétrico. Esse efeito é utilizado em vários equipamentos encontrados no nosso cotidiano.

A explicação desse efeito foi dada pelo físico Albert Einstein, utilizando a ideia do fóton, pois, segundo Max Planck, um corpo quando aquecido emite energia na forma de “pacotes” de energia.

Quando a luz é emitida sobre a superfície metálica, cada fóton de luz que incide na superfície é absorvido por apenas um elétron do metal. Quando o elétron recebe essa energia ele pode escapar. Os elétrons que são ejetados produzem uma corrente fotoelétrica.

Nos experimentos realizados utilizando o efeito fotoelétrico, percebeu-se que, para uma luz de determinada frequência, o valor da energia cinética não depende da luz que incide no metal. O metal tanto pode ser iluminado por uma vela ou por uma luz ofuscante, e sempre a energia cinética máxima dos elétrons ejetados tem o mesmo valor, desde que a frequência da luz emitida seja a mesma.

Percebeu-se que quando há um aumento na intensidade da radiação que incide no metal, há também um aumento no número de elétrons que são arrancados do metal.

Podemos verificar a utilização da tecnologia do efeito fotoelétrico sendo aplicado no nosso cotidiano como, por exemplo, no funcionamento das câmeras de TV, nos óculos de visão noturna, nos sistemas de desligamento automático de iluminação, nas portas que abrem e fecham automaticamente nos shoppings, nos relógios que funcionam com energia solar, etc.


Por Domiciano Correa Marques da Silva
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Clima tropical
Estude as características desse clima e onde encontrá-lo.

..................................................

Cafeína
Você sabia que a cafeína pode causar dependência? Confira!

..................................................