Eletricidade

A Eletricidade é a parte da Física que se dedica à compreensão de qualquer fenômeno relacionado com o repouso ou movimento de cargas elétricas.

A Eletricidade volta-se para os efeitos gerados pelas cargas elétricas em repouso ou em movimento

A Eletricidade é o ramo da Física que se dedica à compreensão de todos os fenômenos de origem elétrica. Cotidianamente existem inúmeros fenômenos e equipamentos que funcionam a partir da eletricidade. O corpo humano, por exemplo, usa princípios elétricos para executar algumas de suas funções, como é o caso da transformação das imagens que atingem a retina em pulsos elétricos que se direcionam para o cérebro.

Origem

O filósofo Tales de Mileto (624 a.C. – 546 a.C.) observou que a seiva de árvore cristalizada, denominada de âmbar, após ser atritada com pedaços de lã, adquiria a propriedade de atrair pequenos materiais, como fragmentos de madeira e palha. Novos estudos sobre Eletricidade só foram desenvolvidos no século XVII com os experimentos de eletrização por atrito desenvolvidos por Otto Von Guericke. A partir de então, inúmeros estudos relacionados com a corrente elétrica e formas de geração e uso da eletricidade ocorreram.

No século XIX, a partir de experimentos realizados por Oersted, verificou-se que a eletricidade poderia gerar magnetismo e vice-versa. A partir de então, foram intensificados os estudos sobre eletricidade e magnetismo, o que deu origem ao desenvolvimento do Eletromagnetismo. A energia elétrica gerada por hidroelétricas, usinas nucleares ou termoelétricas, por exemplo, é produzida a partir de processos eletromagnéticos.

A palavra grega para âmbar é eléktron, logo, essa é a raiz dos termos elétrico, eletricidade, elétron etc.

Subdivisões da Eletricidade

O estudo da Eletricidade em Física é feito em três partes, a saber:

1. Eletrostática

A Eletrostática estuda o comportamento e a interação entre cargas elétricas totalmente em repouso. Os principais conceitos estudados em Eletrostática são os processos de eletrização, força de interação elétrica entre cargas, campo elétrico e potencial elétrico.

2. Eletrodinâmica

A Eletrodinâmica dedica-se à compreensão dos fenômenos que envolvem as cargas elétricas em movimento. Os principais conceitos relacionados com a Eletrodinâmica são: corrente elétrica, circuitos elétricos, resistores, geradores elétricos, receptores elétricos e capacitores.

3. Eletromagnetismo

O Eletromagnetismo analisa os fenômenos que relacionam Eletricidade e Magnetismo. Os fenômenos e efeitos relacionados com a indução eletromagnética são o principal objeto de estudo em Eletromagnetismo.

Por Joab Silas da Silva Júnior
ARTIGOS DE "Eletricidade"
Confira os artigos da seção Eletricidade
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!