Estática

A estática é o ramo da Física que estuda os conceitos e aplicações do centro de massa, alavancas, torque, equilíbrio e momento angular.

Uma balança em equilíbrio representando a estática.
A estática estuda o equilíbrio dos corpos em diversas situações.

Estática é o ramo da Física responsável por estudar os corpos que sofrem a ação de forças que se equilibram. A partir de seu estudo é possível calcularmos o centro de massa, o torque, o momento angular dos corpos e muito mais.

Leia também: Dinâmica — área da Física que estuda o comportamento dos corpos em movimento

Tópicos deste artigo

Resumo sobre estática

  • Na estática estudamos centro de massa, equilíbrio, alavanca, torque e momento angular.
  • O centro de massa é calculado através da média aritmética da posição e massa das partículas.
  • O torque é calculado pelo produto entre o braço de alavanca, a força produzida e o ângulo entre a distância e a força.
  • O momento angular é calculado pelo produto entre a distância do objeto ao eixo de rotação, o momento linear e o ângulo entre a distância e o momento linear.
  • Graças ao estudo da estática é possível construirmos monumentos, edifícios, pontes, gangorras, tesouras etc.

O que a estática estuda?

A estática é a parte da Mecânica Clássica que estuda os sistemas (partículas ou corpos rígidos) em equilíbrio, em que as forças e momentos em todas as suas direções se anulam, mantendo o corpo em repouso.

Quando um sistema está em repouso, de acordo com a lei da inércia, todas as partes que o compõem também estarão em repouso, o que contribui na determinação das forças internas atuando sobre esse sistema através dos valores das forças externas sobre ele.

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Conceitos importantes da estática

  • Centro de massa: é o ponto que concentra toda a massa do sistema físico. Quando estamos em pé ou deitados, o nosso centro de massa se concetra em um ponto um pouco abaixo do umbigo.
  • Equilíbrio: um corpo está em equilíbrio quando a soma de todas as forças atuantes sobre ele resulta em zero, o que significa dizer que as forças sobre ele se anulam, não alterando o seu estado inicial. Para saber mais sobre esse tópico, clique aqui.
  • Alavanca: é uma máquina simples usada para facilitar a execução de uma atividade, como levantar uma pedra ou cortar uma folha. Para saber mais sobre esse tópico, clique aqui.
  • Torque: é uma grandeza física vetorial dada pela aplicação de uma força sobre um eixo de rotação, como a chave de torção usada na remoção dos parafusos da roda do automóvel. Para saber mais sobre esse tópico, clique aqui.
  • Momento angular: é a grandeza física vetorial que mensura a quantidade de movimento em corpos que estão em rotação. Para saber mais sobre esse tópico, clique aqui.

Veja também: Você sabe o que é força?

Fórmulas da estática

  • Fórmulas do centro de massa

\(x_{CM}=\frac{m_1\cdot x_1+m_2\cdot x_2{+m}_3\cdot x_3}{m_1+m_2+{+m}_3}\)

\(y_{CM}=\frac{m_1\cdot y_1+m_2\cdot y_2{+m}_3\cdot y_3}{m_1+m_2+m_3}\)

xCM é a posição do centro de massa do sistema de partículas no eixo horizontal.

yCM é a posição do centro de massa do sistema de partículas no eixo vertical.

m1 , m2  e m3  são as massas das partículas.

x1 , x2  e x3  são as posições das partículas no eixo horizontal.

y1 , y2  e y3  são as posições das partículas no eixo vertical.

  • Fórmula da alavanca

\(F_p\cdot d_p=F_r\cdot d_r\)

Fp  é a força potente, medida em Newton [N].

dp  é a distância da força potente, medida em metros [m].

Fr  é a força resistente, medida em Newton [N].

dr  é a distância da força resistente, medida em metros [m].

  • Fórmula do torque

\(\tau=r\cdot F\cdot\sin{\theta}\)

τ  é o torque produzido, medido em [N∙m].

r  é a distância do eixo de rotação, também chamado de braço de alavanca, medida em metros [m].

F  é a força produzida, medida em Newton [N].

θ  é o ângulo entre a distância e a força, medido em graus [°].

  • Fórmula do momento angular

\(L=r\cdot p\cdot\sin{\theta}\)

L é o momento angular, medido em [kg∙m2/s].

r  é a distância entre o objeto e o eixo de rotação ou raio, medida em metros [m].

p  é o momento linear, medido em [kg∙m/s] .

θ  é o ângulo entre o r e Q , medido em graus [°].

Alguns exemplos da importância da estática

A estática é de extrema importância, visto que é aplicada em praticamente tudo no nosso cotidiano. Abaixo temos alguns exemplos:

  • Através do estudo do centro de massa e do equilíbrio foi e é possível construir pontes, automóveis, edifícios etc.
  • Já com o estudo da alavanca e do torque pudemos desenvolver os alicates, quebra-nozes, tesouras, gangorras e muito mais.
  • O momento angular tem grande colaboração nos giros dos patinadores, rodas das bicicletas e cadeira giratória.

Saiba mais: O que é empuxo e qual a sua relação com o princípio de Arquimedes?

Exercícios resolvidos sobre estática

Questão 1

(Udesc) Ao se fechar uma porta, aplica-se uma força na maçaneta para ela rotacionar em torno de um eixo fixo onde estão as dobradiças. Com relação ao movimento dessa porta, analise as proposições.

I. Quanto maior a distância perpendicular entre a maçaneta e as dobradiças, menos efetivo é o torque da força.

II. A unidade do torque da força no SI é o N.m, podendo também ser medida em Joule (J).

III. O torque da força depende da distância perpendicular entre a maçaneta e as dobradiças.

IV. Qualquer que seja a direção da força, o seu torque será não nulo, consequentemente a porta rotacionará sempre.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa II é verdadeira.

b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

c) Somente a afirmativa IV é verdadeira.

d) Somente a afirmativa III é verdadeira.

e) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

Resolução:

Alternativa D.

O torque da força depende da distância perpendicular entre a maçaneta e as dobradiças, já que a força que produz o torque precisa ser aplicada perpendicularmente à dobradiça, que é o eixo de rotação.

Questão 2

(UFV) Um rapaz de 900 N e uma garota de 450 N estão em uma gangorra. Das ilustrações abaixo, a que representa uma situação de equilíbrio é:

a)Ilustração de duas pessoas em uma gangorra, em um exercício sobre estática.

b)Desenho de duas pessoas em uma gangorra, em exercício sobre estática.

c)Duas pessoas em uma gangorra, ilustração usada em um exercício sobre estática.

d)Ilustração de duas pessoas em uma gangorra, em questão sobre estática.

e)Ilustração de duas pessoas equilibrando-se em uma gangorra, em exercício sobre estática.
Resolução:

 

Alternativa B.

Para sabermos qual das ilustrações representa uma situação de equilíbrio, precisamos igualar o momento de força do garoto ao momento de força da garota:

\(M_{garoto}=M_{garota}\)

\(F_p\cdot d_p=F_r\cdot d_r\)

\(F_{garoto}\cdot d_{garoto}=F_{garota}\cdot d_{garota}\)

\(900\cdot d_{garoto}=450\cdot d_{garota}\)

\(\frac{900}{450}=\frac{d_{garota}}{d_{garoto}}\)

\(2=\frac{d_{garota}}{d_{garoto}}\)

\(d_{garota}=2\cdot d_{garoto}\)

Então, é necessário que a distância da garota seja o dobro da distância do garoto.

Fontes

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos da Física: Mecânica. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica: Mecânica (vol. 1). 5 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2015.

Por: Pâmella Raphaella Melo

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