Importância da Física

A Física contribuiu e ainda contribui de maneira imensurável para o desenvolvimento humano. Daí a importância da Física para o nosso dia a dia.

Professor e aluno fazendo análise de dados
Professor e aluno fazendo análise de dados
PUBLICIDADE

Desde a Antiguidade o ser humano demonstra curiosidade a respeito da natureza que o cerca. Naqueles tempos remotos já existia o desejo de compreender fenômenos, buscar respostas, solucionar problemas que interferiam de uma forma ou outra na vida da sociedade. Tales de Mileto, filósofo grego do século VI a.C, já observava que quando atritava uma resina fossilizada, chamada âmbar, em pele de animais, essa resina passava a atrair pequenos objetos, como pedaços de palha. Sabemos hoje que aquele fenômeno era de natureza elétrica. Ao longo da história, diversos foram os pensadores e filósofos que se lançaram em busca de respostas para de certa forma retirar a humanidade daquele vazio obscuro da falta de conhecimento a respeito da natureza que a cercava. Entre os mais importantes está Aristóteles de Estagira (384 a.C – 322 a.C), filósofo da Grécia antiga, que é considerado o pai da lógica, da metafísica, das Ciências Naturais, entre outras. E à medida que o tempo foi passando, diversos pensadores foram dando sua contribuição para o crescimento do conhecimento, de tal forma que esse conhecimento precisou ser divido em áreas para que pudesse se desenvolver ainda mais. Daí nasceram ciências como a Física, a Química, a Biologia etc.

Mas qual a importância de se estudar uma ciência como a Física? Do que ela trata? Podemos dizer que a Física é uma ciência natural que estuda as interações entre matéria e energia. Ela estuda os fenômenos mais fundamentais da natureza, desde os mais elementares até os mais complexos. Através das leis da Física podemos compreender o simples fato de caminharmos e até mesmo o movimento das galáxias. A Física busca compreender a natureza que nos cerca, e não é só uma questão de curiosidade, mas sim uma questão de sobrevivência. Compreender os fenômenos naturais, conhecer os ciclos desses fenômenos e quem sabe poder prevê-los é vital! É essa a busca, tanto da Física quanto de outras ciências. E à medida que se conseguiu tal compreensão, esse conhecimento associado à diversas técnicas deu origem a toda a tecnologia que temos hoje e que tanto melhorou nossa vida.

Muitas pessoas não vivem sem a tecnologia, porém não tem nenhum interesse em conhecer a ciência que está por trás dela. A Física está presente em tudo na vida do ser humano e é no mínimo estranho fechar os olhos a esse conhecimento. Temos a necessidade de ter um mínimo de conhecimento geral, e a Física faz parte de tudo isso. No nosso dia a dia, quantas vezes podemos evitar situações até mesmo de perigo se tivermos um pouco de conhecimento de Física. Saber que não se pode mudar a chave seletora do chuveiro com as mãos molhadas, que não se fica em área descampada em dia de tempestades, que não se deve ultrapassar a velocidade máxima permitida em uma rodovia, enfim, tudo isso envolve o conhecimento de Física, e tudo pode fazer a diferença na nossa vida!


Por Paulo Soares da Silva
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Desnutrição
Fique por dentro das causas e sintomas desse problema.

..................................................

Monômios
Aprenda a resolver operações básicas com essas expressões.

..................................................