Física do Hand Spinner

O Hand Spinner é um brinquedo que guarda elementos de Física e geralmente é utilizado por pessoas que apresentam deficit de atenção e hiperatividade.

O <i>Hand Spinner</i> pode ser utilizado para auxiliar na concentração de crianças autistas
O Hand Spinner pode ser utilizado para auxiliar na concentração de crianças autistas
Por Joab Silas da Silva Júnior
PUBLICIDADE

Também conhecido como Fidget spinner, o Hand spinner, que, em tradução livre, significa “girador de mão”, é um brinquedo útil para amenizar o stress, diminuir a ansiedade e auxiliar pessoas com transtorno de deficit de atenção. O brinquedo também pode ser utilizado por pessoas que desejam abandonar pequenos vícios, como o de roer unhas, e pode auxiliar crianças autistas por meio do aumento de sua concentração.

Hand spinner ou Fidget spinner

O equipamento constitui-se de um conjunto de três rolamentos que giram em torno de um rolamento central.

Por que o Hand spinner ajuda na concentração?

Pessoas que apresentam dificuldade de concentração e ansiedade, resultantes de transtornos de hiperatividade, por exemplo, desenvolvem estratégias diversas para manterem-se concentradas. Algumas das saídas geralmente encontradas por elas são balançar rapidamente as pernas, morder tampas de caneta, roer unhas, etc.

Como os transtornos de hiperatividade caracterizam-se pela dificuldade de concentração em uma tarefa específica, ao utilizar equipamentos como Hand spinner, a atenção dada ao ambiente volta-se apenas para o movimento do dispositivo, o que pode gerar maior foco na execução de uma tarefa específica.

Faça você mesmo!

Existem inúmeros vídeos na rede que ensinam a construir seu próprio Hand spinner a partir de materiais de baixo custo. O vídeo a seguir ensina a fazer o brinquedo com rolamentos para Skate, cola e cano PVC.

Qual é a Física envolvida no Hand spinner?

Existem, no mínimo, três conceitos físicos envolvidos no funcionamento desse dispositivo:

1. Tempo de giro

O tempo de rotação de um Hand spinner depende do tipo de material que o compõe. Geralmente, esses equipamentos podem facilmente ultrapassar um minuto de rotação. Isso só é possível graças ao baixo atrito existente entre suas engrenagens. Com a pouca ação da força dissipativa de energia, o movimento do brinquedo ocorre por um longo período.

2. Efeito giroscópico

Ao girar rapidamente um Hand spinner, pode-se sentir uma “força” que tenta resistir à inclinação do brinquedo. Isso ocorre por causa do chamado efeito giroscópico. Esse fenômeno estabelece que, quanto maior for a velocidade de giro de um sistema, maior será sua estabilidade. A dificuldade de inclinação ocorre por causa do surgimento e consequente conservação da grandeza denominada de momento angular. Em outras palavras, o efeito giroscópico mostra-nos que um corpo em rotação sempre tende a manter seu eixo de rotação apontando para uma mesma direção.

Motovelocidade*

Os pilotos de motovelocidade sentem a maior estabilidade de suas motos nas retas, mas enfrentam dificuldades para executar as curvas. Isso se deve à existência do efeito giroscópico. Para diminuir a ação do efeito giroscópico sobre as motos, os fabricantes desenvolvem motores que possuem seus eixos de transmissão com o giro contrário ao das rodas.

3. Efeito estroboscópico

Em geral, o Hand spinner possui LEDs em suas extremidades giratórias com a finalidade de causar efeitos visuais durante a rotação do equipamento. Ao rotacionar um Hand spinner com os LEDs acionados, observe que a luz passa a assumir um sentido de rotação oposto ao do brinquedo, o que gera uma ilusão de óptica denominada de efeito estroboscópico.

Com o rápido giro do equipamento, nossos olhos captam a luz sempre em diferentes posições. Se nossos olhos perceberem o ponto luminoso antes de um giro ser completado, a sensação é de que a luz emitida pelo ponto luminoso no brinquedo executa um movimento contrário ao inicial. Esse fenômeno é perceptível também quando o Hand spinner é iluminado por lâmpadas que também piscam ou quando o equipamento é filmado.

* Crédito da imagem: Ivan Garcia; Shutterstock


Por Joab Silas da Silva Júnior
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Herbário
Os herbários são importantes no estudo da biodiversidade?

..................................................

Neblina
Afinal, o que é a neblina e como ela se forma? Leia aqui!

..................................................