Grandes nomes da Física

Aqui você conhecerá a trajetória e as principais contribuições dos grandes nomes da Física, isto é, os cientistas que realizaram grandes feitos para essa área.

Precisamos conhecer a história dos cientistas que deram importantes contribuições à Física

Ao se deparar com a ocorrência de fenômenos naturais, o homem sempre tentou explicá-los de alguma forma. As explicações iniciais eram baseadas nos poderes das diversas divindades adoradas. Os fenômenos naturais eram reconhecidos como a manifestação de um deus específico. Isso fica claro ao reparamos as atribuições do domínio dos mares a Poseidon e do domínio dos raios e trovões a Zeus.

Quando se inicia a história da Física?

Podemos afirmar que a história da Física iniciou-se quando o homem conseguiu compreender que os fenômenos são naturais e não fruto de obras divinas. Essa compreensão veio principalmente da observação insistente dos fenômenos, o que levou à percepção de sua regularidade. A Física e as demais ciências começaram a se desenvolver com as contribuições dos filósofos gregos, como Aristóteles, que deu importantes contribuições para a compreensão do movimento dos corpos e da gravidade.

A Física desenvolveu-se de forma significativa depois da Idade Média. No século XVI, podemos citar as contribuições de Nicolau Copérnico para a desconstrução do pensamento geocêntrico do universo. Por meio de observação e estudo, Copérnico propôs que o Sistema Solar era estruturado de forma que os planetas orbitavam ao redor do Sol.

Ainda no século XVI, a ciência foi transformada pelas contribuições de Galileu Galilei, responsável pelo uso do método científico, que propôs que a regularidade dos fenômenos deveria ser observada e que as explicações deveriam ser feitas por meio de experimentos e padrões matemáticos.

Isaac Newton marcou também a história da Física, no século XVII, com as chamadas leis de Newton, que explicam inúmeros fenômenos cotidianos e são a base para o estudo da Mecânica.

A Primeira Revolução Industrial, que mudou o modo de produção das indústrias no século XVIII, foi possível por causas dos avanços nos estudos da Termodinâmica. Esses estudos possibilitaram a criação das máquinas térmicas, que passaram a substituir a força humana. Sadi Carnot destacou-se nesse tempo por propor uma ciclo específico para o funcionamento das máquinas. O Ciclo de Carnot mostra a forma de se obter o rendimento máximo de uma máquina.

O século XIX foi marcado pelo desenvolvimento de tecnologias relacionadas com o Eetromagnetismo e com a indução eletromagnética, principalmente por meio das contribuições de Michael Faraday e Nikola Tesla. Temos hoje inúmeras tecnologias que funcionam por meio de fenômenos elétricos e magnéticos.

Albert Einstein marcou o século XIX com teorias que revolucionaram a forma de pensar e de fazer ciência. Suas principais contribuições estão relacionadas com a correta explicação do efeito fotoelétrico e o desenvolvimento da teoria da relatividade.

Atualmente, a Física dedica-se princialmente ao desenvolvimento da Mecânica Quântica com o enfoque na tentativa de compreender melhor como foi formado o universo.

Logo mais abaixo, você encontrará textos específicos que contam a trajetória dos grandes nomes da Física, bem como suas contribuições para essa ciência.

Bons estudos!

Por Joab Silas da Silva Júnior
ARTIGOS DE "Grandes nomes da Física"
Confira os artigos da seção Grandes nomes da Física
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

Teoria do Caos
Acesse e entenda o que essa curiosa teoria defende.

Níveis tróficos
Conheça o papel de cada nível trófico na cadeia alimentar.