Ímãs

Os ímãs são materiais dotados de propriedades magnéticas e têm a capacidade de atrair objetos metálicos.

Os ímãs são materiais com propriedades magnéticas que podem atrair objetos metálicos
Os ímãs são materiais com propriedades magnéticas que podem atrair objetos metálicos
Por Mariane Mendes Teixeira
PUBLICIDADE

Os ímãs são materiais dotados de propriedades magnéticas e têm a capacidade de atrair outros materiais metálicos, como o ferro e o alumínio. De acordo com a forma como são construídos, os ímãs podem ser classificados de duas formas:

Naturais: quando formados por um material encontrado na natureza que é denominado magnetita;

Artificiais: quando são construídos por ligas metálicas ou materiais cerâmicos.

Os materiais que compõem os ímãs e os que interagem com eles são denominados ferromagnéticos. As substâncias ferromagnéticas ficam magnetizadas quando colocadas sob a influência de um campo magnético.

Propriedades dos ímãs

A primeira propriedade que destacamos é a sua capacidade de atrair materiais metálicos, como já citado anteriormente.

A segunda propriedade dos ímãs é a existência dos polos magnéticos, que são as regiões em que o campo magnético é mais intenso. Qualquer que seja o formato do ímã, ele sempre terá polos magnéticos, e a posição deles dependerá de seu formato e eles serão sempre opostos, criando um plano ou superfície de simetria. No caso dos ímãs naturais, a posição dos polos depende do campo magnético terrestre, já os ímãs artificiais são determinados pela forma como o ímã é magnetizado.

Os nomes dados aos polos de um ímã estão ligados à terceira propriedade: alinhamento com os polos geográficos terrestres. A Terra também se comporta como um ímã, e o seu magnetismo está ligado ao movimento de metal líquido no núcleo. Os polos magnéticos terrestres ficam localizados em suas extremidades, que são justamente os polos geográficos.

Quando um ímã pode movimentar-se livremente, ele alinha-se ao campo magnético da Terra da seguinte forma: o polo norte geográfico da Terra coincide com o polo norte magnético, sendo assim, o polo sul (negativo) de um ímã aponta em direção ao polo norte da Terra, e o polo norte (positivo), na direção do polo sul geográfico.

Apesar da convenção utilizada, os polos geográficos e magnéticos da Terra não coincidem perfeitamente, pois eles estão deslocados, um em relação ao outro, aproximadamente 11,5 º.

A quarta propriedade é a atração e repulsão dos polos magnéticos: se aproximarmos dois ímãs, observaremos que os polos magnéticos iguais repelem-se, e os polos diferentes atraem-se. Observe na figura:

Polos de nomes iguais repelem-se, e os polos de nomes diferentes atraem-se
Polos de nomes iguais repelem-se, e os polos de nomes diferentes atraem-se

Por fim, a quinta propriedade dos ímãs: inseparabilidade dos polos magnéticos. Jamais encontraremos um ímã apenas com polo sul ou apenas com polo norte. Se quebrarmos um imã ao meio, cada uma das partes comportar-se-á como um novo ímã. Isso ocorre porque o magnetismo é uma propriedade molecular.

Se dividirmos um ímã inúmeras vezes, obteremos novos ímãs, e não imãs com apenas um polo magnético
Se dividirmos um ímã inúmeras vezes, obteremos novos ímãs, e não imãs com apenas um polo magnético

A primeira utilização dos ímãs foi para a fabricação de bússolas, que eram utilizadas para auxiliar a orientação nas grandes navegações. Atualmente, os materiais magnéticos são amplamente utilizados em equipamentos elétricos e eletrônicos, em motores e eletroímãs.


Por Mariane Mendes Teixeira
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

O que é força?
Você sabia que a força é um tipo de grandeza? Revise!

..................................................

Savanas
Fique por dentro dos aspectos que marcam essa vegetação.

..................................................