Johannes Kepler

Johannes Kepler foi um astrônomo alemão que deu contribuições muito preciosas para a Astronomia, mostrando a realidade do modelo heliocêntrico.

Em sua obra máxima, Kepler mostrou que os planetas descrevem trajetórias elípticas ao redor do Sol
Em sua obra máxima, Kepler mostrou que os planetas descrevem trajetórias elípticas ao redor do Sol
PUBLICIDADE

Johannes Kepler nasceu no ano de 1571, na cidade alemã de Weil der Stadt. Teve uma vida muito conturbada, pois era uma pessoa de saúde frágil. Seu pai era um mercenário de reputação duvidosa que abandonou a família quando ele tinha apenas cinco anos. Sua mãe, Katharina Guldenmann, filha de um dono de hospedaria, era uma curandeira que foi acusada e julgada por bruxaria.

Primeiro trabalho publicado

Em 1594, aos 23 anos, Kepler tornou-se professor de Matemática e Astronomia na Escola de Graz e, em 1595, publicou seu grande primeiro trabalho: o livro Mysterium Cosmographicum (O Mistério Cosmográfico), que é considerado a primeira defesa pública das ideias copérnicas e apresentou Kepler como um talentoso astrônomo. Em 1597, ele se tornou o terceiro marido da então viúva Bárbara Müller, com quem teve três filhos.

Kepler e Tycho Brahe

A partir de 1600, Kepler iniciou seus trabalhos como assistente do astrônomo dinamarquês Tycho Brahe. Esse astrônomo possuía anos de observações e anotações astronômicas, as quais Kepler tinha interesse de analisar, mas Brahe, durante certo tempo, dificultou o acesso de Kepler aos seus preciosos dados. O trabalho proposto por Tycho Brahe a Kepler era o de construir as chamadas Tábuas Rudolfinas, tábuas que continham cálculos logarítmicos para determinação da posição de planetas no céu visível. A intenção de Brahe era a de aproveitar o extremo talento matemático de Kepler.

Estátua de Johannes Kepler e Tycho Brahe na cidade de Praga – República Tcheca
Estátua de Johannes Kepler e Tycho Brahe na cidade de Praga – República Tcheca

Após a morte inesperada de Tycho Brahe em outubro de 1601, Kepler foi nomeado em seu lugar como astrônomo e matemático imperial. Nos anos seguintes, Kepler utilizou os dados astronômicos de seu antecessor para desenvolver suas ideias, que eram firmadas em suas fortes convicções religiosas.

A obra máxima de Kepler, intitulada de Harmonices Mundi (Harmonia dos mundos), trouxe ideias que revolucionaram o mundo da astronomia e deram suporte para o desenvolvimento de teorias de cientistas como Isaac Newton. Nessa obra, Kepler mostra um diagrama em que o Sol está no centro e os planetas giram ao seu redor descrevendo trajetórias elípticas. Johannes Kepler morreu no dia 15 de novembro de 1630, aos 58 anos de idade.


Por Joab Silas da Silva Júnior
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Desnutrição
Fique por dentro das causas e sintomas desse problema.

..................................................

Monômios
Aprenda a resolver operações básicas com essas expressões.

..................................................