Lâmpada estroboscópica

Aparelho que utiliza a lâmpada estroboscópica
Aparelho que utiliza a lâmpada estroboscópica
Por Domiciano Correa Marques da Silva
PUBLICIDADE

Em muitos casos cotidianos vemos acontecer movimentos de rotação. Muitos desses movimentos são tão rápidos (ou seja, possuem períodos tão pequenos) que às vezes nem os percebemos, nem conseguimos medi-los. Para estabelecer uma medida correta temos que fazer uso de aparelhos adequados ao movimento de rotação.

Assim, podemos usar um aparelho chamado estroboscópio. Esse aparelho utiliza uma lâmpada de flash múltiplo que ilumina o objeto em movimento. O princípio básico de funcionamento dessa lâmpada é o acende e apaga, podendo ter sua frequência variada. Por ter uma lâmpada de frequência variável, esse aparelho nos permite variar a frequência da lâmpada até que o objeto em movimento nos pareça estar parado. Sendo assim, como conhecemos o valor da frequência da lâmpada podemos estabelecer o valor da frequência e o período do objeto observado.

Efeito estroboscópico

Vejamos um exemplo: se fizermos uma marca em uma das hélices de um ventilador e o colocarmos em um ambiente escuro, fazendo uso de uma lâmpada estroboscópica, tal ponto nos parecerá parado. Já em outros casos, em que o período da lâmpada não é compatível com o período do ponto P, não veremos a marca parada em um movimento aparente. Lembre-se de que o movimento aparente possui frequência menor que a frequência real.

Como exemplo, podemos mencionar as rodas dos automóveis. Em alguns momentos temos a impressão de que elas possuem movimento contrário ao do veículo; e em outros elas parecem girar mais lentamente. Isso acontece porque as lâmpadas da iluminação pública são lâmpadas estroboscópicas.


Por Domiciano Correa Marques da Silva
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................