Lentes Esféricas

As lentes esféricas podem ter diferentes tamanhos
As lentes esféricas podem ter diferentes tamanhos
Por Domiciano Correa Marques da Silva
PUBLICIDADE

Um dos componentes ópticos mais utilizados para a formação de imagens em diversos sistemas ópticos é a lente. Por exemplo, elas são bastante utilizadas em máquinas fotográficas, filmadoras, telescópios, microscópios e principalmente na correção visual das pessoas.

Antigamente as lentes eram produzidas por exímios artesãos que as confeccionavam a partir de blocos de vidros. Esses profissionais, dotados de muita paciência, faziam o desgaste correto no vidro e, para finalizar, poliam a lente até que não restasse nenhum risco. Hoje sabemos que existem máquinas que realizam esse trabalho, sendo mais utilizado o plástico, pois barateia o custo.

De forma parecida com a dos espelhos, as lentes têm por finalidade modificar os raios de luz que nelas incidem. Elas mudam a trajetória dos raios por meio da refração. Sendo assim, podemos classificar as lentes em convergente e divergente.

A lente convergente consegue concentrar todos os raios paralelos em um único ponto do espaço, cujo nome é ponto focal ou simplesmente foco da lente.

Já as lentes divergentes fazem com que os raios luminosos paralelos saiam divergindo, ou seja, espalhados. Esse tipo de lente apresenta foco virtual e sua distância focal é negativa.

Podemos representar as lentes da seguinte maneira:

Lentes convergentes

Tipos de lentes convergentes
Tipos de lentes convergentes

Lentes divergentes

Tipos de lentes divergentes
Tipos de lentes divergentes

Podemos notar que normalmente as lentes convergentes são mais espessas no centro do que nas bordas; já as lentes divergentes são mais espessas nas bordas do que no centro. 


Por Domiciano Correa Marques da Silva
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Linha do Equador
A linha do Equador recebeu este nome por causa do país?

..................................................

Perímetro
O cálculo do perímetro é mais fácil do que você imagina.

..................................................