Magnetismo

O Magnetismo é o ramo da Física que se dedica à compreensão e desenvolvimento de tecnologias relacionadas com o campo magnético de ímãs.

O Magnetismo é o estudo dos fenômenos de natureza magnética

Magnetismo é o ramo da Física que se dedica ao estudo de fenômenos que envolvem ímãs e fenômenos relacionados com a presença e interação de campos magnéticos com diversos materiais. O funcionamento de televisores, o armazenamento de dados e a ressonância magnética são exemplos de aplicações do estudo do magnetismo.

História

As primeiras observações de fenômenos magnéticos foram realizadas na região da Magnésia, na Ásia. Observou-se que um minério possuía a capacidade natural de atrair materiais metálicos. Esse minério foi chamado de Magnetita. Os chineses, com a invenção da bússola, foram os primeiros a encontrar uma aplicação prática para o fenômeno do magnetismo.

Por décadas, a eletricidade e o magnetismo foram estudados como fenômenos que não mantinham nenhuma relação. A explicação para a relação impossível entre eletricidade e magnetismo vinha de comparações feitas entre os fenômenos. A possibilidade de monopolo elétrico e a condição de inseparabilidade dos polos magnéticos são exemplos de observações que endossavam a ideia de que eletricidade e magnetismo eram fenômenos completamente diferentes.

No início do século XIX, a experiência realizada pelo físico dinamarquês Hans Christian Oesrted mostrou que a eletricidade poderia gerar magnetismo e vice-versa. Ao colocar uma bússola na região de um fio retilíneo, Oersted percebeu que a agulha da bússola era defletida somente enquanto existia corrente elétrica no circuito. Com isso, o cientista concluiu que existia relação entre corrente elétrica e magnetismo.

Por meio dos estudos realizados principalmente por Michael Faraday (1791-1867), o eletromagnetismo foi desenvolvido. As contribuições de Faraday permitiram o desenvolvimento dos estudos a respeito da indução eletromagnética e abriram o caminho para uma quantidade satisfatória de tecnologias e aplicações relacionadas ao Magnetismo.

Campo magnético

O campo magnético é a região de atuação de um ímã. Pode ser entendido como a região no espaço ao redor do material sobre a qual ele atua. Um ímã pode atrair alguns materiais metálicos por meio da influência de seu campo magnético. De forma simples, o campo magnético orienta os elétrons que compõem o material atraído, e essa orientação faz com que o material passe a se comportar como um ímã.

Limalha de ferro atraída por um ímã

Adota-se que as linhas de campo magnético saem do polo norte (N) e vão em direção ao polo sul (S) do ímã. Por abandonarem e voltarem ao mesmo corpo, as linhas de campo magnético são classificadas como linhas fechadas.

Magnetismo terrestre

Em virtude da movimentação de materiais no núcleo da Terra, nosso planeta comporta-se como uma ímã gigante. O eixo magnético é invertido em relação ao eixo geográfico da Terra. Assim sendo, o polo norte geográfico é o polo sul magnético, e o polo sul geográfico é o polo norte magnético da Terra.

Aplicações

Diversas tecnologias foram criadas a partir da compreensão dos fenômenos magnéticos e do entendimento da relação entre eletricidade e magnetismo. A lista a seguir traz exemplos de aplicações que envolvem os conceitos estudados pelo Magnetismo:

Logo mais abaixo fornecemos mais textos relacionados ao estudo dos fenômenos magnéticos. Bons estudos!

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos de Magnetismo

Campo magnético

Descubra o que é o campo magnético. Veja também como representar um campo e como calcular sua intensidade em diferentes situações.

Campo magnético ao redor de um fio

Determinando a intensidade do campo magnético em torno de um fio retilíneo.

Campo magnético de um solenoide

Veja como é calculada a intensidade do campo magnético de um solenoide.

Campo magnético gerado pelo toroide

Clique para saber mais sobre o campo magnético gerado pelo toroide!

Campo magnético terrestre

Veja mais sobre o campo magnético terrestre: não podemos vê-lo, mas é ele quem nos protege das partículas e ventos solares emitidos pelo Sol.

Classificação dos materiais magnéticos

Compreenda a classificação dos materiais magnéticos e a definição de diamagnetismo, paramagnetismo e ferromagnetismo.

Experimento de Oersted

Clique aqui e confira como Oersted fez o experimento que comprovou a relação entre corrente elétrica e a criação de campos magnéticos.

Fontes de campo magnético

Veja aqui um pouco mais sobre as fontes de campo magnético: bobina chata, solenoide, condutor retilíneo e espira.

Força magnética

Clique para saber o que é força magnética, quais são suas regras e como é calculada. Descubra também a diferença entre força magnética e força elétrica.

Força magnética num condutor retilíneo

Quando um condutor retilíneo percorrido por uma corrente é colocado dentro de um campo magnético surge uma força magnética sobre ele.

Histerese Magnética

Entendendo a histerese magnética de um elemento ferromagnético

Magnetismo

Clique aqui e entenda em que consiste o estudo do magnetismo!

Materiais magnéticos duros e moles

Curvas de histerese dos materiais magnéticos duros e moles

Processos de imantação

Clique aqui e conheça quais são os processos de imantação, formas de transformar um material não magnetizado temporariamente em um ímã.