Magnetismo

O Magnetismo é o ramo da Física que se dedica à compreensão e desenvolvimento de tecnologias relacionadas com o campo magnético de ímãs.

O Magnetismo é o estudo dos fenômenos de natureza magnética

Magnetismo é o ramo da Física que se dedica ao estudo de fenômenos que envolvem ímãs e fenômenos relacionados com a presença e interação de campos magnéticos com diversos materiais. O funcionamento de televisores, o armazenamento de dados e a ressonância magnética são exemplos de aplicações do estudo do magnetismo.

História

As primeiras observações de fenômenos magnéticos foram realizadas na região da Magnésia, na Ásia. Observou-se que um minério possuía a capacidade natural de atrair materiais metálicos. Esse minério foi chamado de Magnetita. Os chineses, com a invenção da bússola, foram os primeiros a encontrar uma aplicação prática para o fenômeno do magnetismo.

Por décadas, a eletricidade e o magnetismo foram estudados como fenômenos que não mantinham nenhuma relação. A explicação para a relação impossível entre eletricidade e magnetismo vinha de comparações feitas entre os fenômenos. A possibilidade de monopolo elétrico e a condição de inseparabilidade dos polos magnéticos são exemplos de observações que endossavam a ideia de que eletricidade e magnetismo eram fenômenos completamente diferentes.

No início do século XIX, a experiência realizada pelo físico dinamarquês Hans Christian Oesrted mostrou que a eletricidade poderia gerar magnetismo e vice-versa. Ao colocar uma bússola na região de um fio retilíneo, Oersted percebeu que a agulha da bússola era defletida somente enquanto existia corrente elétrica no circuito. Com isso, o cientista concluiu que existia relação entre corrente elétrica e magnetismo.

Por meio dos estudos realizados principalmente por Michael Faraday (1791-1867), o eletromagnetismo foi desenvolvido. As contribuições de Faraday permitiram o desenvolvimento dos estudos a respeito da indução eletromagnética e abriram o caminho para uma quantidade satisfatória de tecnologias e aplicações relacionadas ao Magnetismo.

Campo magnético

O campo magnético é a região de atuação de um ímã. Pode ser entendido como a região no espaço ao redor do material sobre a qual ele atua. Um ímã pode atrair alguns materiais metálicos por meio da influência de seu campo magnético. De forma simples, o campo magnético orienta os elétrons que compõem o material atraído, e essa orientação faz com que o material passe a se comportar como um ímã.

Limalha de ferro atraída por um ímã

Adota-se que as linhas de campo magnético saem do polo norte (N) e vão em direção ao polo sul (S) do ímã. Por abandonarem e voltarem ao mesmo corpo, as linhas de campo magnético são classificadas como linhas fechadas.

Magnetismo terrestre

Em virtude da movimentação de materiais no núcleo da Terra, nosso planeta comporta-se como uma ímã gigante. O eixo magnético é invertido em relação ao eixo geográfico da Terra. Assim sendo, o polo norte geográfico é o polo sul magnético, e o polo sul geográfico é o polo norte magnético da Terra.

Aplicações

Diversas tecnologias foram criadas a partir da compreensão dos fenômenos magnéticos e do entendimento da relação entre eletricidade e magnetismo. A lista a seguir traz exemplos de aplicações que envolvem os conceitos estudados pelo Magnetismo:

Logo mais abaixo fornecemos mais textos relacionados ao estudo dos fenômenos magnéticos. Bons estudos!

Por Joab Silas da Silva Júnior
ARTIGOS DE "Magnetismo"
Confira os artigos da seção Magnetismo
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

Teoria do Caos
Acesse e entenda o que essa curiosa teoria defende.

Níveis tróficos
Conheça o papel de cada nível trófico na cadeia alimentar.