O que aconteceria se alguém corresse como o Flash?

Se alguém corresse como o Flash, poderia destruir um país com apenas um soco, que teria energia igual à de uma bomba nuclear.

Ao correr tão rápido quanto o Flash, alguém poderia facilmente abandonar a Terra
Ao correr tão rápido quanto o Flash, alguém poderia facilmente abandonar a Terra
Por Joab Silas da Silva Júnior
PUBLICIDADE

Flash, personagem criado por Gardner Fox (1911-1986), é um herói dos quadrinhos que, movido pela mágica força da velocidade, pode atingir velocidades sobre-humanas. Em muitos episódios das aventuras do Flash, o personagem atingiu velocidades superiores à da luz, o que é fisicamente impossível.

Se alguém pudesse realmente correr tão rápido quanto o Flash, os efeitos poderiam ser devastadores. A seguir estão relacionados três efeitos que poderiam ocorrer caso fosse possível um ser humano atingir tamanha velocidade.

1. Poderia abandonar o planeta!

Correndo a velocidades tão absurdas, seria possível abandonar o planeta. A mínima velocidade necessária para sair de um planeta é chamada de velocidade de escape, que, no caso da Terra, é de 11,2 km/s. Se alguém corresse tão rápido quanto o Flash, bastaria escolher uma direção qualquer que facilmente atingiria o espaço.

2. Daria socos atômicos!

A Teoria da Relatividade de Einstein prevê a relação entre massa e energia, assim, mostra que, quanto mais próximo da velocidade da luz, maior será a energia cinética associada ao movimento.

Explosão nuclear

Caso alguém pudesse atingir uma velocidade correspondente a 98% da velocidade da luz e utilizasse-a para dar um soco, somente o peso de seu punho geraria uma energia correspondente a 50 megatons, comparável à da Tsar Bomb, ogiva nuclear mais potente já detonada.

Assim, ao dar um soco em supervelocidade, todo um país poderia ser facilmente destruído.

3. Viajaria no tempo!

A teoria de Einstein ainda prevê que o tempo marcado por um objeto em movimento com velocidades próximas à da luz é diferente daquele marcado por alguém em repouso. O observador em supervelocidade sempre marcará intervalos de tempo menores.

Distorção do tempo

Caso alguém pudesse correr com uma velocidade que correspondesse a 99,99% da velocidade da luz por um ano inteiro, ao parar, perceberia que o tempo marcado pelos observadores em repouso seria de 70 anos. Ao correr tão rápido, o viajante sofreria os efeitos da dilatação do tempo e estaria há 70 anos no futuro!


Por Joab Silas da Silva Júnior
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Soluções
Revise os seus conhecimentos sobre tipos de soluções.

..................................................

Olho humano
Conheça os nomes das estruturas que formam os olhos.

..................................................