Os Raios X

Raio X de uma família
Raio X de uma família
PUBLICIDADE

Os raios X é um tipo de radiação constituída pelas ondas eletromagnéticas que possuem freqüências superiores às freqüências das radiações ultravioleta, ou seja, freqüências superiores a 1018 hertz. Esse tipo de radiação foi descoberta no final do século XIX pelo físico alemão W. Rontgen. Foi durante experiências com os raios catódicos que ele descobriu a existência de radiações cuja natureza era desconhecida, dessa forma ele as nomeou de raios X (raios desconhecidos). Essa descoberta lhe rendeu o prêmio Nobel da Física no ano de 1901.

Utilizando-se tubos apropriados (ampolas de raios X) é possível produzir os raios X. Nesses tubos, um feixe de elétrons é emitido por uma placa A e são acelerados por meio de uma alta voltagem existente entre a placa A e um alo de tungstênio B. Quando atingem este alvo os elétrons sofrem fortíssima desaceleração e em virtude desse acontecimento esse feixe acaba por emitir ondas eletromagnéticas de alta freqüência que são os raios X.

O alemão Rontgen constatou que os raios que ele tinha descoberto têm a capacidade de atravessar com facilidade os materiais de baixa densidade como os músculos, por exemplo, e que materiais de alta densidade como o osso, absorve essa radiação. Em decorrência dessa propriedade esses raios passaram a ser utilizado na obtenção das radiografias. Foi o próprio Rontgen o primeiro a obter a radiografia dos ossos da mão de uma pessoa.

Na atualidade os raios X são aplicados em inúmeros campos além do seu emprego na área da medicina. Eles são utilizados no tratamento do câncer, em pesquisas sobre a estrutura cristalina dos sólidos, na indústria e na maioria dos campos da ciência e da tecnologia.

A Natureza dos Raios X

Esses raios são radiações eletromagnéticas que se propagam na velocidade com a mesma velocidade da luz. Assim como qualquer onda eletromagnética, os raios X também sofrem os fenômenos da refração, difração, reflexão, interferência e atenuação.


Por Marco Aurélio da Silva
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Freios ABS
Como funcionam os freios ABS? Resolva essa dúvida!

..................................................

Elementos Químicos
Nomes dos novos elementos químicos da tabela periódica.

..................................................